QUESTÃO 7
Quando se fala em fracasso escolar, podemos dizer que este tema passou a ter relevância no Brasil a partir do século XIX, quando foi instaurada a educação obrigatória, a qual provocou mudanças importantes na sociedade.  Este tema tem sido analisado a partir de diferentes pontos de vistas: social, médico, psicométrico, político entre outros.

GARCIA, R.A.B. Princípios Teóricos da Psicopedagogia. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019.

Ponderando sobre as vertentes de entendimento do processo do fracasso escolar e culpabilização, analise as afirmativas.

I –  A técnica de ensino adequada vai oferecer as condições para o aluno conseguir desenvolver as suas potencialidades. – Culpabilização da escola.

II – Ao utilizar os conhecimentos interdisciplinares, oferece subsídios para haver reflexões sobre seus reais propósitos – Culpabilização do professor.

III – Questões relacionadas a carência cultural decorrente das condições socioeconômicas, também são entendidas como causa do fracasso escolar. – Culpabilização do aluno e da família.

IV – As relações de poder que acontecem no interior da escola, ressaltando a arbitrariedade com que ela não reconhece a cultura popular organizada com base na cultura dominante, gera o fracasso escolar.  – Culpabilização de questões políticas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II apenas.
Alternativa 2 – II e III apenas.
Alternativa 3 – III e IV apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.