Questão 3
Quando se fala em procedimentos logísticos, o primeiro pensamento que vem em mente é a questão da entrega de bens e serviços pelo contratado à contratante e neste interim algumas questões são bastante relevantes, como local de entrega, data da entrega, responsável pelo recebimento, etc., e no setor público não é diferente pois todas estas informações farão parte do romaneio de entrega dos bens e serviços. Agora quando se trata de produtos perecíveis outras preocupações são ainda mais relevantes.
Fonte: VAZ, Fábio Oliveira.; GONÇALVES, Heider Jeferson. Logística no Setor PúblicoMaringá: UniCesumar, 2022.
​Considerando o texto acima, para uma situação da aquisição pela administração pública de itens que compõem a merenda escolar, exemplo tomates, como teríamos uma eficiência no processo logístico?


Alternativas
Alternativa 1:

Este procedimento pode ocorrer, mas não é preocupação da administração pública, pois de acordo com o cronograma de entrega que faz parte do edital de licitação, o participante do certame irá elaborar uma proposta de preços, de acordo com os seus custos e que seja vantajosa para a administração pública e poderá entregar os produtos adquiridos no primeiro dia do cronograma cumprindo assim com o estabelecido no edital de licitação.

Alternativa 2:

Este é um procedimento comum e a administração pública não precisa se preocupar pois o participante do certame vai apresentar a proposta que for mais vantajosa para ele, pois sendo um produto perecível a cada data de entrega ele terá que adquirir no mercado consumidor o produto e este pode variar de preços, implicado em onerar seus custos para a entrega no cronograma que a administração pública determinou no edital de licitação.

Alternativa 3:

A administração pública ao elaborar o edital de licitação proporá um cronograma de entrega e o mesmo fará parte do edital da licitação, dentro deste cronograma de entrega só é estabelecido o prazo, a quantidade e o preço não são necessários, pois ficará a cargo do participante da licitação a verificação do melhor preço que ele vai adquirir os tomates no mercado para realizar a aquisição e assim ele fará a realização da entrega cumprindo o previsto no edital.

Alternativa 4:

Não é tão comum, mas o correto é que todos os órgãos públicos elaborem o cronograma de entrega e que o mesmo faça parte do edital da licitação, pois assim o participante terá como elaborar a planilha de preços contemplando os prazos de entrega sabendo da questão da sazonalidade da produção de tomates e sua demanda, para assim obter uma média de preços que favorecerá a administração pública e também não implicará em prejuízos para a empresa participante do certame.

Alternativa 5:

Ao participar de um processo licitatório, onde a logística é fator preponderante, tendo em vista ser um produto perecível, é solicitado da administração pública um cronograma de entrega e que o mesmo faça parte do edital da licitação, pois assim o participante avaliará o melhor preço que ele poderá adquirir o produto no mercado e assim fornecer para a administração pública com um preço menor que o praticado pelo mercado, que favorecerá a administração pública e também não implicará em prejuízos para a empresa participante do certame.

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