Quanto à definição do estresse ocupacional a partir das respostas aos eventos estressores, pode-se apontar sua contribuição para a identificação e compreensão de consequências do estresse. A principal crítica a esta abordagem refere-se à dificuldade em estabelecer se determinados comportamentos, estados afetivos e problemas de saúde são consequências de estressores organizacionais ou de outros contextos e eventos da vida do indivíduo.
Fonte: PASCHOAL, T.; TAMAYO, Á. Validação da escala de estresse no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), v. 9, n. 1, p. 45-52, 2004.
Considerando o exposto acima e ao considerar os conhecimentos sobre estresse no trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I. São exemplos de indicadores sociais de estresse: os conflitos domésticos, a apatia, os acidentes e as ausências.
II. Ao ameaçar o equilíbrio orgânico de um organismo, ocorre o desencadeamento de uma síndrome denominada de Síndrome de Burnout.
III. De acordo com a Medicina do Trabalho, os fatores que não estão sob o controle e domínio dos trabalhadores são as principais causas do adoecimento.
IV. A síndrome geral de adaptação possui 4 fases e uma delas é a reação de alarme, que é quando os agentes estressores são mantidos e se acentuam os sintomas e alterações no organismo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas. (Gabarito Oficial)
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.