Quem ajudar: Escolha um público-alvo para sua mensagem (ex: adolescentes, pais, idosos). Pense: Como eles usam as redes sociais? O que eles já sabem ou não sabem sobre dengue?
Estapa 2: DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
O que fazer: Com base no que você observou e no público que escolheu, defina de forma simples qual é o problema principal que seu produto digital vai tentar resolver.
Exemplo: “Adolescentes não sabem que a dengue pode ser grave e ignoram os avisos.” ou “Pais de crianças pequenas não têm dicas rápidas de como proteger a casa.”
Explique por que resolver esse problema é importante para a saúde do público escolhido por você na etapa 1.
Etapa 3: IDEAÇÃO
O que fazer: Pense em muitas ideias para um produto digital simples (um vídeo curto, um card com imagem e texto, um carrossel com 3-5 imagens para Instagram/Facebook) que possa ir para as redes sociais. Pense como ele será interativo e fácil de entender.
Nome e Formato: Responda essa etapa com um nome criativo (título para o seu produto digital) e escolha o formato (vídeo, card, carrossel, banner, panfleto digital e outros).
Conteúdo: Descreva a mensagem principal e como ela vai educar sobre a dengue de forma clara e engajadora para seu público. Pense em como será simples e rápido de ler as informações.
Para essa etapa você descreverá o nome criativo e o formato do produto digital escolhido, e explique a mensagem principal do seu produto digital.
Etapa 4: PROTOTIPAÇÃO
O que fazer: Crie um “rascunho” do seu produto digital. Não precisa ser perfeito, apenas uma representação visual de como ela seria.
Se for um card/carrossel: Faça um desenho, um layout simples no papel ou em um aplicativo de edição (Canva, PowerPoint) mostrando as imagens, o texto e como ficaria.
Se for um vídeo: Faça uma descrição cena a cena do que apareceria, do áudio/música e da mensagem.
Nessa etapa você deverá inserir nas suas respostas uma imagem do seu “rascunho”, tire uma foto tipo print do seu material e cole nas suas respostas.
Etapa 5: TESTE
O que fazer: Mostre seu protótipo para 2 ou 3 amigos ou familiares (que se encaixem no seu público-alvo, se possível) e peça a opinião deles.
Perguntas-chave: “Você entendeu a mensagem?” “Achou interessante?” “Faria você mudar alguma atitude sobre a dengue?”
Aprender: Anote o feedback e pense em como você pode melhorar sua peça digital com base no que aprendeu.
Faça um registro fotográfico, na qual você apareça, mostrando o momento em que apresenta seu protótipo e coleta o feedback de amigos, familiares ou pessoas da comunidade
Intruções para a Atividade MAPA:
– Utilize o Formulário Padrão Mapa para Incluir suas respostas e registros fotograficos, disponível em Materiais da Disciplina.
– Siga atentamente as etapas para elaboração da atividade.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.