Quem procura a essência de um conto no espaço que fica entre a obra e seu autor comete um erro: é muito melhor procurar não no terreno que fica entre o escritor e sua obra, mas justamente no terreno que fica entre o texto e seu leitor.

OZ, A. De amor e trevas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005 (fragmento).

A progressão temática de um texto pode ser estruturada por meio de diferentes recursos coesivos, entre os quais se destaca a pontuação. Nesse texto, o emprego dos dois pontos caracteriza uma operação textual realizada com a finalidade de

A) comparar elementos opostos.

B) relacionar informações gradativas.

C) intensificar um problema conceitual.

D) introduzir um argumento esclarecedor.

E) assinalar uma consequência hipotética.

Solução

O autor apresenta um argumento que esclarece o erro mencionado, ao sugerir que a essência de um conto não deve ser buscada na relação entre o autor e sua obra, mas sim entre o texto e o leitor. Esse recurso serve para introduzir uma explicação que aprofunda a reflexão sobre a melhor forma de interpretar um conto.

Alternativa D

Quem procura a essência de um conto no espaço que fica entre a obra e seu autor comete um erro: é muito melhor procurar

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