Realize a leitura atenta de parte do artigo sobre a morfologia e a anatomia de frutos da família Apocynaceae, publicado na revista Acta Botanica Brasilica, vol.22, no.2, 2008, exposta a seguir:
“Frutos secos predominam entre as espécies de Apocynaceae, especialmente aqueles do tipo folículo, apontado na literatura para Aspidosperma parvifolium A.DC., Mesechites mansoana (A.DC.) Woodson e Prestonia coalita (Vell.) Woodson. Frutos fechados e abertos destas espécies foram examinados anatomicamente com o objetivo de confrontar suas características com aquelas de outras espécies da família. Constatou-se que os frutos de P. coalita são cápsulas bicarpelares septicidas, significando a presença de dois tipos de frutos neste gênero, em lugar de apenas um, como se pensava anteriormente. Cápsulas podem estar presentes em outras espécies de Prestonia e em outros gêneros da família relatados como tendo folículos. Para Apocynaceae, alguns caracteres taxonômicos devem ser considerados, como espessura e número de camadas das regiões e sub-regiões do pericarpo; presença de aerênquima, esclereídes, fibras longitudinais não-lignificadas ou idioblastos secretores no mesocarpo; posicionamento dos feixes vasculares no mesocarpo; espessura do endocarpo e orientação de suas fibras; presença de costas internas no pericarpo.”
GOMES, S. M. Morfo-anatomia de frutos secos em espécies de Apocynaceae: significado ecológico e evolutivo. Acta Bot. Bras. v.22 n.2 São Paulo abr./jun. 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-33062008000200019>. Acesso em: 27 mar. 2020.
A partir das ideias abordadas pelo autor no artigo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Análises sobre caracteres morfológicos como o pericarpo, que apresenta vários tecidos específicos como o epicarpo, mesocarpo e endocarpo, permitem verificar o comportamento ecológico e evolutivo destas espécies vegetais.
PORQUE
II. Diferente dos frutos com pericarpo, as sementes nunca apresentam caracteres morfológicos relevantes para estudos do comportamento ecológico e evolutivo de alguns gêneros.
A respeito dessas asserções relacionadas à charge, assinale a opção correta: