Realize a leitura atenta de parte do artigo sobre as “Principais plantas com potencial alelopático encontradas nos sistemas agrícolas brasileiros, exposta a seguir:
“Baseado na necessidade de se criar formas alternativas no sistema de manejo de culturas agrícolas, torna-se relevante o estudo da atividade química de metabólitos secundários existentes em plantas conhecidas nos ecossistemas agrícolas do Brasil. Os compostos provenientes do metabolismo secundário das plantas apresentam propriedades semelhantes à de um composto químico sintético, podendo desta forma substituí-lo, reduzindo-se a utilização destes e seus impactos. A atividade mais estudada com este fim é a alelopatia, que compreende a interação entre duas plantas, onde uma delas produz substâncias que podem inibir ou estimular a outra espécie envolvida na interação.”
Principais Plantas com Potencial Alelopático encontradas nos Sistemas Agrícolas Brasileiros. Acta Iguazu, Cascavel, v.2, Suplemento, p. 70-88, 2013. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/9183>. Acesso em 27 mar. 2020.
A partir das ideias abordadas pelo autor no artigo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Durante muito tempo, as pesquisas ligadas à botânica foram sem relevância pois não resultavam em soluções efetivas para diferentes áreas do conhecimento.
PORQUE
II. Além do conhecimento sobre os metabólitos secundários, a identificação morfológica e anatômica dos vegetais é muito empregada para definir o manejo ou mesmo estudar as relações ecológicas entre as espécies.
A respeito dessas asserções relacionadas, assinale a opção correta: