QUESTÃO 1

TEXTO 1:

Rumo a precarização estrutural do trabalho

Em meados dos anos 1980, ganhou força a tese de que a classe trabalhadora estava em retração, com os Estados Unidos e Europa à frente, a ideia de um capitalismo maquínico e sem trabalho se expandia (…) alegando que a classe trabalhadora estará em fase terminal (ANTUNES, 2018, p. 26-27).

 

Fonte: ANTUNES, R. O privilégio da servidão. BoiTempo, 2018.

Fonte: https://vermelho.org.br/2020/01/14/a-uberizacao-do-trabalho-motorista-de-aplicativo-nao-e-empreendedor/. Acesso: 2 jun. 2023.

Baseados nas novas formas de flexibilização do trabalho, considerando o conteúdo exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O texto 1 indica que na década de 1980 havia uma perspectiva de que a classe trabalhadora tenderia a desaparecer com o avanço de novas formas de organização do trabalho e do próprio capitalismo maquínico, onde a revolução tecnológica se afirmaria e as máquinas substituíram trabalhadores.

 

PORQUE

II. Realmente as revoluções 4.0 e 5.0 acabaram com a classe trabalhadora, evidenciando que o trabalho atípico e precário não se encontra presente na sociedade, como demonstra a charge.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.