Questão 4
Sabemos que de acordo com as análises de Iamamoto (2005), a questão social é indissociável da sociabilidade capitalista. Isto significa que a produção da questão social é vinculada às configurações assumidas pelo trabalho e pelo Estado no modo de produção capitalista.  Nesse sentido, é mister que o estudo acerca do significado da questão social e das respostas construídas para o seu enfrentamento assuma como objetivo compreender tais especificidades da formação histórica da sociedade brasileira, no sentido de analisar as particularidades que configuram os diferentes contextos econômicos, sociais, culturais e políticos em que ela se insere.
BARISON, Monica Santos. Caso de Polícia: Reflexões sobre a Questão Social e a Primeira República. Cadernos UniFOA. Ed. 23. p. 49. Ago, 2013. (adaptado).
​IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2005. 380 p.
Pensar a questão social como caso de polícia era:
Alternativas
Alternativa 1:

Perceber as pessoas pobres sem culpabilizá-las por sua situação.

Alternativa 2:

Entender que os problemas sociais eram causados pelo próprio Estado.

Alternativa 3:

Desconsiderar que os problemas sociais tinham sua origem no embate entre capital e trabalho.

Alternativa 4:

Entender que as pessoas consideradas pobres e desocupadas eram exploradas por um sistema desigual.

Alternativa 5:

Perceber que a estrutura da sociedade capitalista de classes é geradora de contradições.

Sabemos que de acordo com as análises de Iamamoto (2005), a questão social é indissociável da sociabilidade capitalista.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Sabemos que de acordo com as análises de Iamamoto (2005), a questão social é indissociável da sociabilidade capitalista. ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.