QUESTÃO 8
“Sabemos que o modo de produção capitalista se desenvolve pelo processo de exploração de uma classe sobre a outra, dos que detêm os meios de produção e dos sujeitos que vendem a sua mercadoria – a força de trabalho. Assim, o capitalista acumula riqueza e expropria do trabalhador a sua força de trabalho. Entretanto, nesse processo, não é apenas a força de trabalho dos trabalhadores que é explorada, mas tudo que é construído na relação do sujeito com o seu trabalho, pois o trabalho é coletivo, portanto, social” (Sikorski; Bernardo, 2018, p. 35).

 

Fonte: SIKORSKI, D.; BERNARDO, R. C. Ética Profissional. Maringá: UniCesumar, 2018, p. 35.

 

Considerando o trecho apresentado, sobre o capitalismo, analise as afirmativas a seguir:

I. No capitalismo, o trabalho é coletivo, mas a riqueza socialmente produzida é apropriada de forma privada pelos donos dos meios de produção.

II. O trecho apresentado dialoga com o princípio fundamental do Código de Ética Profissional das/os Assistentes Sociais: Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

III. No processo de apropriação privada do que é socialmente produzido, também são apropriados a educação, a cultura, a arte, o lazer e tantos outros elementos que deveriam ser comuns a todos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.