Se o trabalho pode produzir a si mesmo e o trabalhador como uma mercadoria, é porque o trabalhador já não tem o domínio sobre ele, mas, ao contrário, o trabalho é que domina e submete o
QUESTÃO 5
Se o trabalho pode produzir a si mesmo e o trabalhador como uma mercadoria, é porque o trabalhador já não tem o domínio sobre ele, mas, ao contrário, o trabalho é que domina e submete o trabalhador. Assim, vê-se o trabalho como algo exterior ao trabalhador, que, ao invés de lhe proporcionar o desenvolvimento de suas potencialidades, o mantém em estado de opressão e estagnação. No entanto, também, é visto como coisa, como um objeto independente e, por isso, pode ser transformado em mercadoria. Essa visão do trabalho coaduna-se perfeitamente com as necessidades do sistema de produção que, para sobreviver, precisa transformar tudo em mercadoria.
MARX, K. Contribuição à crítica da filosofia de Hegel: introdução. São Paulo: Expressão popular, 2010.
Sobre a remuneração do capital e a visão do sistema de produção, examine as afirmativas a seguir:
I. A análise da remuneração mostra uma superexploração do trabalho.
II. A remuneração do trabalhador pode ficar abaixo do valor de sua força de trabalho.
III. A análise da remuneração mostra uma ampliação do desemprego conjuntural ou estrutural.
IV. A análise da remuneração do capital mostra liberdades democráticas, pautadas no desenvolvimento das potencialidades.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.