Segundo Campos (2011):
“A história da Geografia escolar brasileira reflete, em boa parte, a história da própria ciência geográfica e da educação formal do Brasil, um país cuja estruturação resultou de um processo de dominação, de inserção como dependente em uma estrutura internacional. Estudar a Geografia escolar e a instrução formal exige a vinculação ao processo de construção do Brasil.”
Fonte: CAMPOS, R. R. de. Breve histórico do pensamento geográfico brasileiro nos séculos XIX e XX. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
Sobre os caminhos trilhados pela Geografia no Brasil, avalie as afirmações a seguir:
I. A Geografia não perdeu seu espaço desde que adentrou ao currículo escolar brasileiro.
II. O período da Ditadura Militar (1964 – 1985) não trouxe impactos significantes para o ensino de Geografia.
III. A importação de renomados professores estrangeiros foi importante para a formação dos primeiros geógrafos brasileiros.
IV. Os professores Pierre Deffontaines e Pierre Monbeig foram importantes para o desenvolvimento dos primeiros geógrafos nacionais e a produção de livro didáticos de Geografia genuinamente brasileiros.
V. O IBGE foi um grande aliado desta disciplina no Brasil, pois, junto aos periódicos de abrangência nacional, divulgavam dados que contribuíam para o caráter pedagógico e geográfico aos professores da Educação Básica.
É correto apenas o que se afirma em:
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