Segundo Cury (2002), o Conselho Nacional de Educação já normatizou, praticamente, todo o conjunto das etapas e modalidades da educação básica, por meio de Pareceres e Resoluções. Nesse sentido, cumpre verificá-los e, sobretudo, analisá-los, sabendo-se que o CNE disponibiliza tais documentos pela via comum da revista Documenta, por CD-ROM e por publicação própria.
Sobre a modalidade de educação indígena, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. Foi por meio da Constituição Federal de 1988 que os indígenas passaram a ter o direito à diferença, à educação bilíngue e intercultural, dentre outros, incluindo direitos civis, como obter documentos pessoais (RG e CPF).
II. Foi a partir da Constituição Federal de 1988 que a educação indígena obteve ganhos legais, pois o Brasil foi o último país da América Latina a reconhecer a diversidade cultural perante a sociedade.
III. O ensino fundamental será ministrado de preferência em língua portuguesa e com a língua indígena como segunda língua, para propiciar o contato com a língua materna.
IV. A formação de professores indígenas deve ser pautada em cursos de formação em pedagogia e cursos livres, como o magistério.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
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