QUESTÃO 3

Segundo Cury (2002), o Conselho Nacional de Educação já normatizou, praticamente, todo o conjunto das etapas e modalidades da educação básica, por meio de Pareceres e Resoluções. Nesse sentido, cumpre verificá-los e, sobretudo, analisá-los, sabendo-se que o CNE disponibiliza tais documentos pela via comum da revista Documenta, por CD-ROM e por publicação própria.

Fonte: CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação e Sociedade, v. 23, n. 80, p. 168-200, 2002.

Sobre a modalidade de educação indígena, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

I. Foi por meio da Constituição Federal de 1988 que os indígenas passaram a ter o direito à diferença, à educação bilíngue e intercultural, dentre outros, incluindo direitos civis, como obter documentos pessoais (RG e CPF).

​II. Foi a partir da Constituição Federal de 1988 que a educação indígena obteve ganhos legais, pois o Brasil foi o último país da América Latina a reconhecer a diversidade cultural perante a sociedade.

III. O ensino fundamental será ministrado de preferência em língua portuguesa e com a língua indígena como segunda língua, para propiciar o contato com a língua materna.

IV. A formação de professores indígenas deve ser pautada em cursos de formação em pedagogia e cursos livres, como o magistério.

As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F.
Alternativa 2 – F, V, V, V.
Alternativa 3 – V, F, V, F.
Alternativa 4 – F, F, V, V.
Alternativa 5 – V, F, F, F.

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