Segundo Freire (1996, p. 47), “o educador de jovens e adultos deve, antes de tudo, reconhecer que seu aluno é um sujeito de saber. Sua história de vida, seus conhecimentos práticos, sua experiência no mundo do trabalho constituem um patrimônio que deve ser valorizado e incorporado como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos”. Dessa forma, a sala de aula da EJA configura-se como um espaço de diálogo entre saberes, em oposição à lógica de transmissão unilateral, reafirmando a necessidade de uma prática pedagógica dialógica, crítica e humanizadora, centrada no reconhecimento da dignidade epistemológica dos sujeitos da educação.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 47.
Com base na perspectiva pedagógica de Paulo Freire, analise as afirmativas, que expressam adequadamente as competências fundamentais do educador na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
I. Atuar como o detentor exclusivo do conhecimento, transmitindo-o de forma hierárquica.
II. Reconhecer e valorizar os saberes prévios e as experiências de vida dos educandos.
III. Estabelecer um diálogo constante entre os conhecimentos científicos e os saberes populares trazidos pela turma.
IV. Priorizar exclusivamente os conteúdos programáticos definidos pela secretaria de educação, sem desvios.
É correto o que se afirma em:
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