Questão 3
Texto 1
Segundo Ilari (2001, p. 85), “Diz-se que uma informação é pressuposta quando ela se mantém mesmo que neguemos a sentença que a veicula. (…) Sempre que um certo conteúdo está presente tanto na sentença como em sua negação, dizemos que a sentença pressupõe esse conteúdo”.
Pressupostos, assim, são aquelas ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase. Na frase “Pedro deixou de beber” diz-se explicitamente que, no momento da fala, Pedro não bebe. O verbo deixar, todavia, pressupõe que Pedro bebia antes.

Segundo Platão; Fiorin (1990), a informação pode ser questionada pelo ouvinte, que pode, ou não, concordar com ela. Os pressupostos, no entanto, têm que ser verdadeiros ou, pelo menos, admitidos como verdadeiros, porque é a partir deles que se constroem as informações explícitas. Se o pressuposto é falso, a informação explícita não tem sentido. No exemplo comentado anteriormente, se Pedro não bebia antes, não tem cabimento dizer que ele deixou de beber.

Fonte: https://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro08/LTAA8_a31.pdf. Acesso em: 23 fev. 2024.
Considerando o texto apresentado e os conhecimentos teóricos referentes aos pressupostos, implícitos e inferências, analise as afirmações a seguir:

I. Os pressupostos não são ativados por meio de elementos linguísticos que se concretizam na estrutura linguístico-discursiva do texto.
II. No processo de leitura, de acordo com os princípios pragmáticos, deve valorizar os implícitos e as inferências que podem ser percebidos a partir de um determinado texto.
III. A prática de leitura não se desenvolve apenas naquilo que é dito, mas também naquilo que não está dito, mas que são ativados por meio dos pressuposto e dos subentendidos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Segundo Ilari (2001, p. 85), “Diz-se que uma informação é pressuposta quando ela se mantém mesmo que neguemos a sentença que a veicula.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

Segundo Ilari (2001, p. 85), “Diz-se que uma informação é pressuposta quando ela se mantém mesmo que neguemos a sentença que a veicula. ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.