Segundo o modelo brasileiro, um hospital pode ser certificado em três diferentes níveis de complexidade. O nível 1 (acreditação) é caracterizado pela ênfase na segurança, e verifica o atendimento de requisitos formais, técnicos e de estrutura conforme a legislação correspondente. O nível 2 (Acreditação Plena) tem foco nos processos e avalia a gerência dos processos e suas interações sistêmicas e pressupõe um sistema de medição de desempenho e ações de educação para melhoria desses processos. O nível 3 (Acreditação com Excelência) tem foco nos resultados e avalia a existência de políticas de melhoria contínua do desempenho organizacional a partir das medições internas e comparações externas.
MENDES, G. H. de S.; MIRANDOLA, T. B. de S. Acreditação hospitalar como estratégia de melhoria: impactos em seis hospitais acreditados. Revista Gestão & Produção, v. 22, n. 3, p. 636-648, 2015.
Diante disso, vale comentar que a palavra acreditação pode ser definida como sendo a declaração, por parte de uma entidade independente, de que determinado organismo de certificação ou inspeção age em conformidade e com os requisitos previamente estabelecidos para a sua atuação, demonstrando a competência necessária para realizar as suas atividades. A partir das informações apresentadas, sobre o tema acreditação, a seguir analise as afirmações:
I. Quando uma instituição é acreditada ela se torna digna de confiança.
II. É um procedimento de avaliação dos recursos institucionais voluntário feito por iniciativa da organização.
III. A acreditação tende a garantir a qualidade da assistência com base em padrões predefinidos, legitimados internacionalmente, visando à melhoria do seu desempenho.
É correto o que se afirma em: