Arquivos de Categoria: Atividades

No acompanhamento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é essencial que as práticas adotadas estejam

No acompanhamento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é essencial que as práticas adotadas estejam em conformidade com os princípios éticos e legais que regulamentam a proteção de dados. A privacidade do indivíduo deve ser respeitada em todas as etapas do processo, desde a coleta até o armazenamento das informações, visando garantir que […]

A questão da proteção dos dados sensíveis das pessoas que vivem dentro do espectro é extremamente importante.

A questão da proteção dos dados sensíveis das pessoas que vivem dentro do espectro é extremamente importante. Representa uma postura profissional ética, que exige respeito, confidencialidade e privacidade. BLOISE, Denise Martins. Ética no Acompanhamento do TEA: Funcionalidade e Participação Socioeducativa. Florianópolis: Arqué, 2025. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação […]

É necessário que os profissionais troquem as informações entre si visando uma análise de cada caso, tendo sempre em mente o bem-estar

É necessário que os profissionais troquem as informações entre si visando uma análise de cada caso, tendo sempre em mente o bem-estar do cliente/paciente, e que assumam o compromisso ético de manter as informações em sigilo. Importante ressaltar que o bem-estar do paciente envolve a proteção dos seus dados pessoais e sensíveis. O que implica […]

Acompanhar o TEA e trabalhar com as pessoas que estão dentro do espectro exige uma postura ética dos profissionais

Acompanhar o TEA e trabalhar com as pessoas que estão dentro do espectro exige uma postura ética dos profissionais, da família e da sociedade. Os indivíduos autistas necessitam de acompanhamento de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, de psicólogos e em alguns casos de fisioterapeutas. BLOISE, Denise Martins. Ética no Acompanhamento do TEA: Funcionalidade e Participação Socioeducativa. Florianópolis: […]

O acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo contínuo, multidimensional e interdisciplinar

O acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo contínuo, multidimensional e interdisciplinar, que busca promover o desenvolvimento global da pessoa autista, respeitando suas singularidades e necessidades específicas. Esse acompanhamento vai além do diagnóstico, abrangendo intervenções terapêuticas, educacionais, sociais e de saúde ao longo das diferentes fases da vida. BLOISE, Denise Martins. Ética […]

A ética no acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) fundamenta-se nos princípios de respeito, justiça e inclusão

A ética no acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) fundamenta-se nos princípios de respeito, justiça e inclusão, orientando ações que promovam a autonomia, qualidade de vida e cidadania dos autistas. Essa ética exige a eliminação de barreiras atitudinais e preconceitos, além do uso de práticas embasadas cientificamente que respeitem as necessidades e singularidades de […]

Os princípios éticos de respeito, justiça e inclusão continuam a guiar o trabalho com pessoas com TEA, evoluindo para enfatizar

Os princípios éticos de respeito, justiça e inclusão continuam a guiar o trabalho com pessoas com TEA, evoluindo para enfatizar a autodeterminação, a diversidade comunicativa e o acesso equitativo a serviços, conforme apontam dados da OMS e pesquisas recentes. A crescente conscientização sobre a neurodiversidade reforça a necessidade de combater a discriminação e promover a […]

Uma reflexão importante que envolve a questão dos dilemas éticos no acompanhamento do TEA, é sobre a terapia comportamental

Uma reflexão importante que envolve a questão dos dilemas éticos no acompanhamento do TEA, é sobre a terapia comportamental conhecida como ABA (Análise do Comportamento Aplicada). BLOISE, Denise Martins. Ética no Acompanhamento do TEA: Funcionalidade e Participação Socioeducativa. Florianópolis: Arqué, 2025. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre […]

No contexto de uma educação inclusiva, torna-se essencial que os educadores e profissionais da área estejam comprometidos

No contexto de uma educação inclusiva, torna-se essencial que os educadores e profissionais da área estejam comprometidos em aplicar os princípios éticos de diversidade e inclusão ao acompanhar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses princípios não apenas garantem que os estudantes tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizagem, mas também promovem um ambiente […]

A luta por uma sociedade mais inclusiva requer a superação de práticas excludentes, o investimento em políticas públicas

A luta por uma sociedade mais inclusiva requer a superação de práticas excludentes, o investimento em políticas públicas e, sobretudo, a valorização da neurodiversidade como riqueza. Quando compreendemos e respeitamos as diferenças, promovemos não apenas a inclusão dos autistas, mas o desenvolvimento de uma cultura mais humana, democrática e solidária. BLOISE, Denise Martins. Ética no […]

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