A teologia cristã não é neutra nem meramente especulativa. Ela parte de pressupostos fundamentais: a existência de Deus, Sua revelação e a autoridade das Escrituras. Esses pressupostos não são estabelecidos por demonstração lógica, mas pela fé iluminada pelo Espírito Santo. O método teológico, por sua vez, busca articular a fé com a razão, respeitando a […]
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A Teologia constitui-se como a disciplina que se dedica à investigação sistemática acerca de Deus e de Sua autorrevelação. A divisão interna dessa área do saber visa à organização metodológica do conteúdo revelado, estruturando-o em categorias que favoreçam a compreensão aprofundada e a transmissão pedagógica do conhecimento teológico. Entre os principais ramos da Teologia, destacam-se: […]
Segundo Spurgeon: O poder de Deus é como Ele mesmo, auto-existente, autossustentado. O mais poderoso dos homens não pode acrescentar sequer uma sombra de poder ao Onipotente. Ele não se firma sobre nenhum trono reforçado; nem se apoia em nenhum braço ajudador. Sua corte não é mantida por Seus cortesãos, nem toma Ele emprestado das […]
A inspiração das Escrituras envolve a ação do Espírito Santo sobre os autores humanos, conduzindo-os, dentro de suas características pessoais, históricas e culturais, para que registrassem precisamente o que Deus desejava comunicar à humanidade. Essa inspiração não anula a personalidade dos escritores nem os transforma em meros instrumentos mecânicos. Pelo contrário, preserva e utiliza suas […]
Texto 1 “O propósito divino não é satisfazer nossa curiosidade, e, sim, ministrar-nos instrução proveitosa. Longe com todas as especulações que não produzem nenhuma edificação”. Com demasiada frequência, nós procuramos, na Palavra, apenas uma confrmação de nossos intentos, e nossos propósitos (2Tm 4.3-4); queremos apenas que ela nos diga o que desejamos ouvir. COSTA, Hermisten […]
A imagem apresenta uma comparação entre o Arianismo e a definição cristológica do Concílio de Niceia (325 d.C.). Segundo o Arianismo, Cristo era um ser criado, não eterno, e não igual ao Pai — sendo apenas semelhante a Ele em natureza. Em contraposição, a definição ortodoxa do Concílio de Niceia afirmou que Cristo não foi […]
Fonte: https://voltemosaoevangelho.com/blog/2012/12/teologia-visual-heresias-a-respeito-de-jesus-0-500- d-c-infografico/. Acesso em: 15 maio 2025 (adaptado). Considerando a informação apresentada na imagem, analise as afirmações a seguir: I. A negação da humanidade plena de Cristo compromete sua identificação com os seres humanos e sua obra redentora. II. O Monofisismo foi adotado oficialmente pela Igreja, por valorizar a natureza divina de Cristo em […]
Se o homem pudesse antecipar-se à graça de Deus com algo que fosse agradável a ele, a liberdade de Deus estaria condicionada ao feito humano. Não haveria, na escolha divina, a manifestação da sua graça soberana. (CALVINO, 1999 v. 2, p. 611. (Sl 65:4)). Deus nos elegeu conforme a sua sábia, amorosa e eterna vontade. […]
A fé é a causa instrumental de nossa salvação; entretanto, a causa essencial é a nossa eleição. A fé e o arrependimento são resultados da eleição (“O arrependimento não está no poder do homem”(CALVINO, (Hb 6:6), p. 155)). Usando uma expressão de Calvino, podemos dizer que a “eleição é mãe da fé” (CALVINO, J. As […]
A felicidade do homem está condicionada ao Seu genuíno conhecimento de Deus; ela está subordinada à Glória de Deus. Só conseguimos ter uma visão adequada dos objetivos secundários quando conseguimos enxergar corretamente o fim principal. O homem só descobre o sentido da vida e da eternidade, quando, pelo Espírito, consegue compreender que o fim principal […]