A reforma educacional de 1932 foi decisiva para o ensino, pois regulamentou e organizou o ensino secundário. No entanto, de acordo com o artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96, as finalidades desta etapa, denominada Ensino Médio, são: I. Alicerçar e aprofundar os conhecimentos apreendidos no Ensino Fundamental, de […]
Arquivos de Categoria: Atividades
Estruturar um esboço de UEPS que apresente: – Tema/conteúdo. – Conhecimentos prévios que serão mobilizados. – Situação-problema inicial para motivação. – Proposta de atividades práticas. – Evidências esperadas de aprendizagem. Feito isso, explique, em texto corrido de 20 a 30 linhas (sem tópicos e use um documento de texto como base, como o Word), como […]
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), promulgada em 1996, é um dos principais marcos legais da educação brasileira, estabelecendo princípios, objetivos e diretrizes para a organização do ensino no país. De acordo com Carneiro (2013), essa Lei propõe que a educação deve promover ações e processos complexos, como aprender a aprender […]
Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação no PhET, escape room digital, quiz no Kahoot, construção de mapas conceituais digitais). 3. Estruturar um esboço de UEPS que apresente: – Tema/conteúdo. – Conhecimentos prévios que serão mobilizados. – Situação-problema inicial para motivação. – Proposta de atividades práticas. – Evidências esperadas de […]
Nas últimas décadas, as políticas educacionais no Brasil passaram por mudanças significativas devido à influência do modelo neoliberal. Segundo Aranha (1989), o neoliberalismo defende a redução do papel do Estado na oferta de serviços públicos, incluindo a educação, promovendo a descentralização e o incentivo à iniciativa privada. Para Carneiro (2013), esse modelo impacta a educação […]
A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, cujo propósito é de preparar o estudante para o exercício de profissões, auxiliando-o na inserção e atuação na esfera do trabalho, bem como na vida em sociedade (CARVALHO, 2021). CARVALHO, T. C. Estrutura e […]
Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve muitas alterações em suas abordagens e formatos de ensino. A EJA será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio, na idade própria, e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Fonte: CARVALHO, Tereza […]
Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano. 2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação no PhET, escape room digital, quiz no Kahoot, construção de mapas conceituais digitais). 3. Estruturar um esboço de UEPS que apresente: – Tema/conteúdo. – Conhecimentos prévios que serão mobilizados. – Situação-problema inicial para motivação. […]
A imagem gerada é um infográfico educativo ilustrando a estrutura e organização das etapas da educação básica no Brasil. A imagem apresenta um diagrama estruturado ou linha do tempo destacando as principais fases da educação básica. As etapas da educação são divididas e identificadas visualmente, incluindo: Educação Infantil: Representada por crianças pequenas em um ambiente […]
Nesse sentido, imagine que você deverá desenvolver uma Unidade de Ensino para uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando um recurso digital ou gamificado que potencialize a aprendizagem ativa. Você deverá: 1. Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano. 2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação […]