Arquivos de Categoria: Atividades

A reforma educacional de 1932 foi decisiva para o ensino, pois regulamentou e organizou o ensino secundário.

A reforma educacional de 1932 foi decisiva para o ensino, pois regulamentou e organizou o ensino secundário. No entanto, de acordo com o artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96, as finalidades desta etapa, denominada Ensino Médio, são: I. Alicerçar e aprofundar os conhecimentos apreendidos no Ensino Fundamental, de […]

3. Estruturar um esboço de UEPS que apresente: – Tema/conteúdo. – Conhecimentos prévios que serão mobilizados. – Situação-problema inicial para motivação. – Proposta de atividades práticas. – Evidências esperadas de aprendizagem.

3. Estruturar um esboço de UEPS que apresente: - Tema/conteúdo. - Conhecimentos prévios que serão mobilizados. - Situação-problema inicial para motivação. - Proposta de atividades práticas. - Evidências esperadas de aprendizagem.

Estruturar um esboço de UEPS que apresente: – Tema/conteúdo. – Conhecimentos prévios que serão mobilizados. – Situação-problema inicial para motivação. – Proposta de atividades práticas. – Evidências esperadas de aprendizagem. Feito isso, explique, em texto corrido de 20 a 30 linhas (sem tópicos e use um documento de texto como base, como o Word), como […]

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), promulgada em 1996, é um dos principais marcos legais da educação brasileira

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), promulgada em 1996, é um dos principais marcos legais da educação brasileira, estabelecendo princípios, objetivos e diretrizes para a organização do ensino no país. De acordo com Carneiro (2013), essa Lei propõe que a educação deve promover ações e processos complexos, como aprender a aprender […]

2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação no PhET, escape room digital, quiz no Kahoot, construção de mapas

2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação no PhET, escape room digital, quiz no Kahoot, construção de mapas

Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação no PhET, escape room digital, quiz no Kahoot, construção de mapas conceituais digitais). 3. Estruturar um esboço de UEPS que apresente: – Tema/conteúdo. – Conhecimentos prévios que serão mobilizados. – Situação-problema inicial para motivação. – Proposta de atividades práticas. – Evidências esperadas de […]

Nas últimas décadas, as políticas educacionais no Brasil passaram por mudanças significativas devido à influência do modelo neoliberal.

Nas últimas décadas, as políticas educacionais no Brasil passaram por mudanças significativas devido à influência do modelo neoliberal. Segundo Aranha (1989), o neoliberalismo defende a redução do papel do Estado na oferta de serviços públicos, incluindo a educação, promovendo a descentralização e o incentivo à iniciativa privada. Para Carneiro (2013), esse modelo impacta a educação […]

A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96

A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, cujo propósito é de preparar o estudante para o exercício de profissões, auxiliando-o na inserção e atuação na esfera do trabalho, bem como na vida em sociedade (CARVALHO, 2021). CARVALHO, T. C. Estrutura e […]

Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve muitas alterações em suas abordagens e formatos de ensino.

Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve muitas alterações em suas abordagens e formatos de ensino. A EJA será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio, na idade própria, e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Fonte: CARVALHO, Tereza […]

1. Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano.

1. Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano.

Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano. 2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação no PhET, escape room digital, quiz no Kahoot, construção de mapas conceituais digitais). 3. Estruturar um esboço de UEPS que apresente: – Tema/conteúdo. – Conhecimentos prévios que serão mobilizados. – Situação-problema inicial para motivação. […]

A imagem gerada é um infográfico educativo ilustrando a estrutura e organização das etapas da educação básica no Brasil.

A imagem gerada é um infográfico educativo ilustrando a estrutura e organização das etapas da educação básica no Brasil. A imagem apresenta um diagrama estruturado ou linha do tempo destacando as principais fases da educação básica. As etapas da educação são divididas e identificadas visualmente, incluindo: Educação Infantil: Representada por crianças pequenas em um ambiente […]

Nesse sentido, imagine que você deverá desenvolver uma Unidade de Ensino para uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando um recurso digital ou

Nesse sentido, imagine que você deverá desenvolver uma Unidade de Ensino para uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando um recurso digital ou

Nesse sentido, imagine que você deverá desenvolver uma Unidade de Ensino para uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, utilizando um recurso digital ou gamificado que potencialize a aprendizagem ativa. Você deverá: 1. Escolher uma habilidade de Matemática do 7º ano. 2. Integrar um recurso digital ou estratégia gamificada (ex.: jogo no Wordwall, simulação […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.