Arquivos de Categoria: Atividades

Compreender a importância das tecnologias no ensino é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio para o educador contemporâneo é integrar essas tecnologias

Compreender a importância das tecnologias no ensino é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio para o educador contemporâneo é integrar essas tecnologias

Compreender a importância das tecnologias no ensino é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio para o educador contemporâneo é integrar essas tecnologias de maneira planejada, significativa e motivadora, respeitando os princípios da aprendizagem ativa e a diversidade de perfis de estudantes. Nessa atividade, você será convidado a ir além da análise: vai construir o […]

Com base na matemática básica ou elementar, tem-se que a razão e proporção são utilizadas para realizar comparações ou estabelecer igualdade

Com base na matemática básica ou elementar, tem-se que a razão e proporção são utilizadas para realizar comparações ou estabelecer igualdade entre duas ou mais grandezas diferentes. Deste modo, a razão realiza a comparação e a proporção faz a igualdade entre as razões. Considerando o tema sobre razões e proporções, analise as afirmações a seguir: […]

De acordo com Crespo (2002), as medidas estatísticas têm por objetivo destacar o comportamento dos dados estatísticos.

De acordo com Crespo (2002), as medidas estatísticas têm por objetivo destacar o comportamento dos dados estatísticos. Dessa maneira, é possível localizar tanto a maior concentração de valores de uma dada distribuição, ou seja, o local em que ela se localiza em posição aos elementos observados (início, meio ou fim), como a conferência de uma […]

De acordo com Crespo (2002), da mesma forma que as tabelas, os gráficos têm por função a apresentação de forma clara e objetiva dos resultados

De acordo com Crespo (2002), da mesma forma que as tabelas, os gráficos têm por função a apresentação de forma clara e objetiva dos resultados de uma pesquisa. Nesse contexto, a apresentação dos dados em um gráfico deve primar pela simplicidade, possuir clareza e expressar a verdade, ou seja, ter veracidade, todavia os gráficos podem […]

Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar),

Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar),

Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em fontes científicas confiáveis (livros, artigos da SciELO, Google Scholar), redija um texto dissertativo estruturado (introdução, desenvolvimento e conclusão) de 20 a 30 linhas respondendo aos seguintes pontos, sem ser no formato de tópicos.   – Introdução: apresente brevemente a importância […]

Quando optamos por apresentar os dados coletados em uma tabela, dizemos que estamos utilizando uma representação tabular, correto?

Quando optamos por apresentar os dados coletados em uma tabela, dizemos que estamos utilizando uma representação tabular, correto? Esta forma de apresentação dos valores tem por objetivo mostrar o comportamento dos dados a fim de facilitar sua análise, permitindo que qualquer tipo de leitor tenha acesso à informação pesquisada sem a necessidade da leitura de […]

Entre todos os níveis de ensino, os anos iniciais são aqueles que podem representar um desafio maior, quando pensamos no trabalho com os conteúdos

Entre todos os níveis de ensino, os anos iniciais são aqueles que podem representar um desafio maior, quando pensamos no trabalho com os conteúdos escolares, em especial os conhecimentos estatísticos, tendo em vista que este é o momento em que as crianças, naturalmente, questionam sobre tudo ao seu redor, período este das descobertas e curiosidades. […]

O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva…).

O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva...).

O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada civilização, identifique um conceito ou prática matemática desenvolvido por ela (ex: sistema numérico, geometria prática, resolução de equações, calendário, álgebra primitiva…). Com base no material didático da disciplina, nas aulas ao vivo e, se desejar, em […]

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão

Compreender como as contribuições matemáticas das civilizações antigas ainda impactam os currículos escolares e os modos de ensinar matemática, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre o papel da História da Matemática na formação docente.   O que você deve fazer: Escolha duas civilizações antigas estudadas (ex: egípcia, babilônica, grega, chinesa, hindu etc.). Para cada […]

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel

Conhecer as contribuições matemáticas das civilizações antigas permite compreender os caminhos que levaram à construção dos conceitos que utilizamos hoje, reforçando o papel do professor como mediador entre o passado e o presente do conhecimento. Essa compreensão é essencial para a formação docente e para a construção de aulas mais envolventes, interdisciplinares e culturalmente ricas. […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.