No Ensino Médio, esse entendimento é aprofundado, ao afirmar que o ensino da Matemática deve possibilitar aos estudantes a percepção da disciplina “como produto da atividade humana e elemento fundamental para compreender e intervir no mundo” (BNCC, 2018, p. 564). Nesse sentido, a inclusão da História da Matemática no ensino não é apenas um recurso […]
Arquivos de Categoria: Atividades
As medidas estatísticas tendem a prever e revelar comportamentos dos dados obtidos em uma pesquisa, tornando possível localizar áreas de maior e menor concentração em uma dada distribuição, verificando, também, local e posição dos elementos observados (início, meio ou fim). Analisando a afirmação anterior sobre as medidas estatísticas e com base em seus estudos, é […]
De acordo com os estudos dessa disciplina, foi possível reconhecer que dificilmente estudamos todos os elementos de uma população. Desta forma, se faz necessário optarmos por trabalhar com parte dela e a esta parte damos o nome de amostra. Assim, uma amostra pode ser definida segundo Crespo (2002), como um subconjunto composto por elementos extraídos […]
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a Matemática deve ser compreendida como uma construção humana, elaborada e aprimorada por diferentes culturas ao longo do tempo. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a BNCC destaca a importância de que os estudantes “reconheçam que a Matemática é uma construção humana que se desenvolveu em diferentes […]
Como as tabelas, os gráficos também devem conter, obrigatoriamente, um _________________ que nos mostra o assunto ao qual ele se refere, uma _________________ que indique a origem dos dados, ou seja, de onde eles foram coletados, não esquecendo de nomear os ____________, vertical e horizontal, que o compõem. Em alguns casos, podemos utilizar ___________ e […]
Existem inúmeros tipos de gráficos, e durante nossos estudos foi dada mais relevância para os gráficos representados na forma de diagramas e pictogramas em primazia ao enfoque educacional de nossa disciplina por serem os mais utilizados no cotidiano escolar e, também, para divulgar os diversos tipos de informações em nosso dia a dia. Considerando o […]
De acordo com nossos estudos acerca dos índices, eles podem ser entendidos como a comparação entre duas grandezas. Um exemplo amplamente conhecido e relevante é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Considerando o tema sobre indicadores educacionais, mais especificamente o IDEB, a seguir, assinale a opção que denota como o seu cálculo […]
c) Descreva como você aplicaria uma lógica de filtragem adaptativa para remover palavras irrelevantes sem comprometer o sentido emocional ou a intenção crítica dos textos dos usuários.
Para desenvolver uma pesquisa, é necessário definirmos que característica desta população será investigada, ou seja, possuir um objetivo claro. A esta característica, que será transformada em dados estatísticos ou valores numéricos, dá-se o nome de variável, admitindo-se que “as variáveis são as características de uma pesquisa que estão associadas a uma determinada população ou até […]
b) Agora, cite 3 palavras que geralmente aparecem em listas de stopwords, mas que você optaria por manter nessa análise específica. Justifique por que essas palavras não devem ser descartadas, considerando o tipo de dado analisado (comentários sobre produto em redes sociais). c) Descreva como você aplicaria uma lógica de filtragem adaptativa para remover palavras […]