Isso não significa que um menor hiato entre brancos e negros (a soma de pretos e pardos) só ocorra em locais pobres, em que há pouco a distribuir. Entre o alto nível de desenvolvimento do Sul e do Sudeste e a carência do Norte e do Nordeste, o Centro-Oeste se tornou a região com […]
Arquivos de Categoria: Atividades
Prosperidade econômica nem sempre caminha lado a lado com menor discriminação racial. O Sudeste é, ao mesmo tempo, a região mais rica do Brasil e a que mais impõe barreiras para que pretos e pardos tenham as mesmas oportunidades que brancos. Já o Sul ocupa a segunda posição nos dois casos. Isso não significa […]
ATIVIDADE 1 – JOR – JORNALISMO MULTIMÍDIA – 52_2025 Regiões ricas falham mais em dar oportunidade igual a negros e brancos, mostra índice Prosperidade econômica nem sempre caminha lado a lado com menor discriminação racial. O Sudeste é, ao mesmo tempo, a região mais rica do Brasil e a que mais impõe barreiras para […]
Já no seu efeito social, verificamos a atitude de deixar que uma única caraterística do sujeito ou de um grupo acabe por impedir a percepção de outras características deles. As nossas expectativas também podem influenciar na nossa representação do outro, em como vamos ver e ouvi-lo, induzindo nosso comportamento, atitudes e até distorcendo […]
Já no seu efeito social, verificamos a atitude de deixar que uma única caraterística do sujeito ou de um grupo acabe por impedir a percepção de outras características deles. As nossas expectativas também podem influenciar na nossa representação do outro, em como vamos ver e ouvi-lo, induzindo nosso comportamento, atitudes e até distorcendo […]
O estereótipo consiste em “[…] um modo rígido de se formar impressões consistentes sobre as outras pessoas, supondo que todas tenham certas características comuns em virtude de sua afiliação (tanto atribuída como obtida) a algum grupo ou categoria […]” (Bowditch; Buono, 2002, p. 66). Já no seu efeito social, verificamos a atitude de deixar […]
ATIVIDADE 1 – HIST – PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO – 52_2025 As representações reproduzem, produzem e disseminam significados que, ao mesmo tempo, reforçam estereótipos quando cristalizados e abrem possibilidades para novas identidades e práticas cidadãs. Sueli Carneiro (1995), ao discutir sobre as diferenças entre a aparência de brancos e negros, posiciona […]
b) De que forma essa perspectiva historiográfica contribui para uma compreensão mais rica e plural do período medieval? Orientações: - Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, e estude o livro da disciplina. – Redija sua resposta através de um texto dissertativo, contendo no mínimo 20 e no máximo […]
Considerando o excerto acima, elabore um texto dissertativo que responda aos seguintes questionamentos: a) como o historiador francês desconstroi a visão tradicional de Idade Média como um período “obscuro” ou “atrasado”? b) De que forma essa perspectiva historiográfica contribui para uma compreensão mais rica e plural do período medieval? Orientações: - […]
ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA MEDIEVAL – 52_2025 Leia com atenção o excerto a seguir: “A Idade Média não é um período de estagnação, como se costumava dizer, mas um tempo de invenções e transformações profundas. Longe de ser um mundo fechado e uniforme, a sociedade medieval é marcada por uma extraordinária […]