ATIVIDADE 1 – EPROD – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II – 52_2025
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c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou esse experimento em uma bancada de laboratório real. Cite (no mínimo três) quais seriam as possíveis causas de desvios na resposta? Por exemplo: bancada mal nivelada pode gerar desvios nos valores de tempo obtidos pela queda do carrinho.
c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou esse experimento em uma bancada de laboratório real. Cite (no mínimo três) quais seriam as possíveis causas de desvios na resposta? Por exemplo: bancada mal nivelada pode gerar desvios nos valores de tempo obtidos pela queda do carrinho.
b) Os dados da tabela a seguir foram obtidos após realizar o experimento virtual. Utilizando os dados que já estão tabelados, preencha os demais campos da tabela. Qual a aceleração média obtida?
a) Explique, com suas palavras, como esse experimento pode ser aplicado nos conceitos de MRUV.
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a) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Movimento Retilíneo Uniformemente Variável, no qual aborda em específico sobre o movimento de corpos acelerados. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual. Em seguida, responda às alternativas (a), (b) e (c), lembrando que para o MRUV: S=So+Vo.t+a.t²/2 V=Vo+a.t V²=Vo²+2.a.ΔS
a) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Movimento Retilíneo Uniformemente Variável, no qual aborda em específico sobre o movimento de corpos acelerados. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual. Em seguida, responda às alternativas (a), (b) e […]
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Dois fatores são importantes para o estudo de arrancadas e freadas: a variação da velocidade e o tempo. Daí a importância da aceleração. Como vimos, a aceleração é o quociente da variação de velocidade pelo tempo gasto para haver essa variação. Logo, quanto maior a aceleração em módulo, maior a arrancada ou a freada.
Dois fatores são importantes para o estudo de arrancadas e freadas: a variação da velocidade e o tempo. Daí a importância da aceleração. Como vimos, a aceleração é o quociente da variação de velocidade pelo tempo gasto para haver essa variação. Logo, quanto maior a aceleração em módulo, maior a arrancada ou a freada.
ATIVIDADE 1 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 51_2025
Nesse sentido, mostre que o número de Reynolds é um número adimensional.
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Parte 2) Na descrição de fenômenos físicos, encontramos diversos tipos de grandezas diferentes. Como você bem sabe, cada uma destas grandezas é dada por dimensões e unidades diferentes. No estudo dos fenômenos de transporte, é comum nos depararmos com alguns números que, apesar de possuírem grande significado prático e físico, não apresentam unidades. São os chamados números adimensionais.
Parte 2) Na descrição de fenômenos físicos, encontramos diversos tipos de grandezas diferentes. Como você bem sabe, cada uma destas grandezas é dada por dimensões e unidades diferentes. No estudo dos fenômenos de transporte, é comum nos depararmos com alguns números que, apesar de possuírem grande significado prático e físico, não apresentam unidades. São os […]
Parte 1) Explique o conceito de fenômenos de transporte, descrevendo como forças motrizes, gradientes e a tendência ao equilíbrio se relacionam dentro desse contexto.