3. Cite 2 ações que você proporia no que se refere aos espaços físicos e de materiais da escola.
Arquivos de Categoria: Atividades
2. Para garantir a funcionalidade e a plena participação dos dois alunos nas atividades propostas de modo diferenciado, cite 4 ações que você poderia estabelecer na escola.
1. Como primeira medida para iniciar suas proposições e contribuições nas ações de inclusão na escola, qual sua tarefa?
Com base nas informações dadas sobre cada aluno, responda as questões a seguir: 1. Como primeira medida para iniciar suas proposições e contribuições nas ações de inclusão na escola, qual sua tarefa? 2. Para garantir a funcionalidade e a plena participação dos dois alunos nas atividades propostas de modo diferenciado, cite 4 ações que você […]
Atividades
Aluno 2- Aluno com 5 anos de idade, em investigação diagnóstica, apresenta sinais como, movimentação estereotipada, anda na ponta dos pés, não olha para o professor ou para os coleguinhas quando chamado, aparentemente apresenta dificuldades no entendimento de ordens mais complexas. Dificuldade em ficar na sala junto com os colegas durante o período de aula, porem demonstrando grande interesse nos materiais de desenho, e mostrando habilidades motoras finas acima da expectativa para sua faixa etária ficando muito tempo focado na atividade de desenho e pintura. No lanche recusa-se a comer alimentos sólidos passando o período de aula somente com o leite ou o iogurte oferecido.
Observação: As professoras das salas dos dois alunos citados solicitam ajuda pois se sentem despreparada para acompanhar os alunos e a direção da escola questiona se lá é a melhor escola para os mesmos. Aluno 2- Aluno com 5 anos de idade, em investigação diagnóstica, apresenta sinais como, movimentação estereotipada, anda na ponta dos pés, […]
Atividades
Aluno 1- Criança 7 anos de idade, com sequela de mielomeningocele, com comprometimento tipo paraparesia, usuária de uma cadeira de rodas ganhada pela família numa ação social da igreja. A criança apresenta dificuldades significativas no deslocamento individual com a cadeira apesar de mostrar interesse, iniciativa e capacidade para o toque com independência. Devido as limitações motoras trata-se de uma criança extremamente limitada de relações sociais e de atividades de lazer. Chora muito ao chegar na escola querendo ficar com a mãe e devido à dificuldade em alcançar a mesa se recusa a manipular os objetos pedagógicos.
Aluno 1- Criança 7 anos de idade, com sequela de mielomeningocele, com comprometimento tipo paraparesia, usuária de uma cadeira de rodas ganhada pela família numa ação social da igreja. A criança apresenta dificuldades significativas no deslocamento individual com a cadeira apesar de mostrar interesse, iniciativa e capacidade para o toque com independência. Devido as limitações […]
Descrição de sua escola: Espaço amplo, plano no interior da escola, com vários banheiros comuns tanto para os alunos quanto para os professores, (todos com portas de 75 cm de largura para acesso e pia grande logo na entrada) e espaço de parque com base de areia e terra no chão, com brinquedos básicos, as […]
Atividades
Ações objetivas no espaço escolar são necessárias e possíveis, tais como a eliminação das barreiras arquitetônicas; o acesso fácil aos equipamentos, ao mobiliário e ao material pedagógico/escolar adaptado; a capacitação dos educadores em relação aos tipos de dificuldades geradas pelas diferentes deficiências e a introdução de novas formas de participação, em diferentes atividades
Ações objetivas no espaço escolar são necessárias e possíveis, tais como a eliminação das barreiras arquitetônicas; o acesso fácil aos equipamentos, ao mobiliário e ao material pedagógico/escolar adaptado; a capacitação dos educadores em relação aos tipos de dificuldades geradas pelas diferentes deficiências e a introdução de novas formas de participação, em diferentes atividades
Zulian. M A R; Landim. S. F Entre o passado, o presente e o futuro: atuação da terapia ocupacional na inclusão do estudante com necessidades educacionais especiais. Reabilitação- abordagens da fisioterapia e da terapia ocupacional Editora Atena. Cap. 4 (p36) “A Terapia Ocupacional (TO) desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e no apoio […]
Desafio da Inclusão e intervenções e Adaptações no Contexto escolar