O acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo contínuo, multidimensional e interdisciplinar, que busca promover o desenvolvimento global da pessoa autista, respeitando suas singularidades e necessidades específicas. Esse acompanhamento vai além do diagnóstico, abrangendo intervenções terapêuticas, educacionais, sociais e de saúde ao longo das diferentes fases da vida. BLOISE, Denise Martins. Ética […]
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A ética no acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) fundamenta-se nos princípios de respeito, justiça e inclusão, orientando ações que promovam a autonomia, qualidade de vida e cidadania dos autistas. Essa ética exige a eliminação de barreiras atitudinais e preconceitos, além do uso de práticas embasadas cientificamente que respeitem as necessidades e singularidades de […]
Os princípios éticos de respeito, justiça e inclusão continuam a guiar o trabalho com pessoas com TEA, evoluindo para enfatizar a autodeterminação, a diversidade comunicativa e o acesso equitativo a serviços, conforme apontam dados da OMS e pesquisas recentes. A crescente conscientização sobre a neurodiversidade reforça a necessidade de combater a discriminação e promover a […]
Uma reflexão importante que envolve a questão dos dilemas éticos no acompanhamento do TEA, é sobre a terapia comportamental conhecida como ABA (Análise do Comportamento Aplicada). BLOISE, Denise Martins. Ética no Acompanhamento do TEA: Funcionalidade e Participação Socioeducativa. Florianópolis: Arqué, 2025. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre […]
No contexto de uma educação inclusiva, torna-se essencial que os educadores e profissionais da área estejam comprometidos em aplicar os princípios éticos de diversidade e inclusão ao acompanhar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses princípios não apenas garantem que os estudantes tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizagem, mas também promovem um ambiente […]
A luta por uma sociedade mais inclusiva requer a superação de práticas excludentes, o investimento em políticas públicas e, sobretudo, a valorização da neurodiversidade como riqueza. Quando compreendemos e respeitamos as diferenças, promovemos não apenas a inclusão dos autistas, mas o desenvolvimento de uma cultura mais humana, democrática e solidária. BLOISE, Denise Martins. Ética no […]
É muito importante que os autistas sejam compreendidos e respeitados nas suas singularidades. E para tal, precisamos ser éticos enquanto pais, familiares, professores, profissionais diversos e participantes de sua vida. E isso implica olhar para as potencialidades do autista, olhar para o que eles têm a oferecer e não pelo que lhes falta. BLOISE, Denise […]
A sensibilização da sociedade é fundamental para garantir um acompanhamento ético e inclusivo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois a ética transcende a mera aplicação de técnicas ou protocolos; exige uma compreensão profunda e um respeito genuíno pelas diferenças individuais. Nesse sentido, a sociedade, em seus diversos níveis – familiar, educacional, profissional […]
Pensando na intervenção ética, os profissionais que acompanham o TEA, precisam agir com equidade e respeito. As pessoas que vivem no espectro apresentam diferenças bastante significativas entre si, apesar de algumas linhas comuns. As diferenças são tantas que por isso chamamos de espectro autista. BLOISE, Denise Martins. Ética no Acompanhamento do TEA: Funcionalidade e Participação […]
Através da inclusão o autista sente que ele faz parte do grupo, que é aceito e respeitado em suas peculiaridades e possibilidades. A inclusão é importante para neurodivergentes e neurotípicos, pois ambos aprendem sobre respeito e solidariedade. BLOISE, Denise Martins. Ética no Acompanhamento do TEA: Funcionalidade e Participação Socioeducativa. Florianópolis: Arqué, 2025. Considerando as informações […]