Imagine que uma empresa de desenvolvimento de software, chamada Tech Solutions, tenha duas áreas distintas em sua operação: a área de projetos personalizados e a área de manutenção de sistemas. A área de projetos personalizados é responsável por criar softwares sob medida para clientes específicos. Cada novo desenvolvimento é um projeto único, com um prazo […]
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No ambiente dinâmico da gestão de projetos, o papel do gerente de projetos vai além da simples coordenação de tarefas e recursos. Ele atua como um líder estratégico, responsável por garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos dentro dos prazos, custos e qualidade esperados. Para isso, é essencial que possua competências técnicas, comportamentais e […]
O Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, criado em 2001 por um grupo de especialistas, estabelece valores e princípios para tornar o desenvolvimento de software mais eficiente e adaptável. Ele prioriza indivíduos e interações sobre processos, software funcionando sobre documentação extensa, colaboração com o cliente sobre negociações contratuais e responder a mudanças em vez […]
A maneira como a liderança e a gestão são aplicadas reflete o estilo de liderança de um gerente de projetos. Assim, o método adotado por esse profissional evidencia as diferenças em seu comportamento, autopercepção e papel dentro do projeto. No contexto da gestão de projetos, a diferença entre gerenciamento e liderança se manifesta na forma […]
O luto é um processo complexo, que pode ser desencadeado por perdas reais ou simbólicas, como ocorre na hospitalização. A criança pode vivenciar esse processo por meio de diferentes reações emocionais, como negação, raiva, tristeza e aceitação. Compreender essas fases é essencial para que o psicopedagogo ofereça suporte adequado, respeitando o tempo e a forma […]
O planejamento psicopedagógico em ambiente hospitalar exige que o profissional considere o tempo de internação, o estado clínico, a existência de classe hospitalar e o suporte familiar. Essas variáveis influenciam a escolha de estratégias pedagógicas, a periodicidade da intervenção e a forma de acompanhamento do processo de aprendizagem. A atuação eficaz depende da articulação entre […]
As reações das crianças à hospitalização variam conforme idade, experiência anterior, apoio familiar e condições do ambiente. Algumas crianças demonstram tristeza e isolamento, enquanto outras encontram alívio em atividades lúdicas ou no contato com familiares. A presença de espaços destinados ao brincar, bem como o suporte emocional oferecido, contribui para suavizar os efeitos do internamento […]
A Política Nacional de Humanização (PNH) visa ampliar a participação de usuários, gestores e profissionais nos processos de cuidado e gestão em saúde. Seu foco está na valorização da autonomia dos sujeitos, na construção de vínculos e na corresponsabilidade. No ambiente hospitalar, esses princípios orientam uma prática interdisciplinar, ética e acolhedora, que inclui o psicopedagogo […]
Durante o processo de hospitalização, a criança vivencia uma ruptura em sua rotina habitual, sendo afastada de suas atividades escolares, familiares e sociais. A rotina hospitalar impõe regras rígidas, procedimentos invasivos e limitações de autonomia, o que pode afetar significativamente seu desenvolvimento emocional e cognitivo. A compreensão desses impactos é essencial para pensar intervenções que […]
A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como princípios a valorização dos sujeitos, a escuta qualificada, o acolhimento e a corresponsabilidade no processo de cuidado. No ambiente hospitalar, o psicopedagogo contribui para a construção de vínculos, para o reconhecimento da criança como sujeito ativo e para a promoção da aprendizagem como um direito, mesmo em […]