Considerando o conceito de competências socioemocionais, estudados no material didático. Fonte: MOURA, Kethlen Leite de. Competência Socioemocionais. Maringá: Unicesumar, 2020. Analise as afirmativas a seguir: I. Para o docente não basta apenas ter um diploma, é preciso mais do que isso, o mundo do trabalho busca profissionais que estejam preparados para lidar com as mudanças […]
Arquivos de Categoria: Sem categoria
Considere o caso hipotético a seguir: Em uma formação continuada promovida por uma rede municipal de ensino, professores do Ensino Fundamental analisaram as competências gerais da BNCC. Durante os debates, destacaram que o desenvolvimento das competências socioemocionais, como a empatia e a responsabilidade, não é responsabilidade exclusiva de disciplinas específicas, mas deve ser promovido de […]
Considere o excerto de texto a seguir: “A intencionalidade no ato de ensinar refere-se à consciência e ao propósito deliberado do educador em promover aprendizagens significativas. Envolve a escolha de estratégias pedagógicas que considerem as necessidades dos alunos, o contexto sociocultural e os objetivos educacionais, visando ao desenvolvimento integral dos estudantes.” Fonte: SILVA, Maria Aparecida […]
No contexto escolar, frequentemente abordamos questões sobre os conflitos que surgem, buscando entender suas causas, uma vez que as interações sociais são moldadas tanto dentro quanto fora da escola. Fonte: adaptado de: MOURA, K. L. de. Competência Socioemocionais. Maringá: Unicesumar, 2020. Para compreender os motivos que levam aos conflitos na escola, é necessário considerar que: […]
“A educação voltada para atender às necessidades do século XXI expressa a diversificação na formação do trabalhador, conduzindo-o à liberdade de mudanças de profissão, tendo em vista que o progresso do conhecimento científico e tecnológico tem gerado, cada vez mais, oportunidades de ampliação de emprego, sendo necessário que um trabalhador tenha competências importantes para as […]
A Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 Competências Gerais, indicando como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio. As Competências Gerais integram o capítulo introdutório da BNCC e foram definidas a partir dos direitos éticos estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para […]
No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying. O termo bully pode ser traduzido como valentão, brigão ou tirano. Fonte: Elaborado pelo professor, 2023. A respeito do assunto, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O termo bullying compreende o conjunto […]
A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado […]
Uma professora de Educação Infantil selecionou a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser trabalhada em sala de aula com sua turma: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. […]
A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado […]