Arquivos de Categoria: Sem categoria

Considerando o conceito de competências socioemocionais, estudados no material didático.

Considerando o conceito de competências socioemocionais, estudados no material didático. Fonte: MOURA, Kethlen Leite de. Competência Socioemocionais. Maringá: Unicesumar, 2020. Analise as afirmativas a seguir: I. Para o docente não basta apenas ter um diploma, é preciso mais do que isso, o mundo do trabalho busca profissionais que estejam preparados para lidar com as mudanças […]

Considere o caso hipotético a seguir: Em uma formação continuada promovida por uma rede municipal de ensino, professores do Ensino

Considere o caso hipotético a seguir: Em uma formação continuada promovida por uma rede municipal de ensino, professores do Ensino Fundamental analisaram as competências gerais da BNCC. Durante os debates, destacaram que o desenvolvimento das competências socioemocionais, como a empatia e a responsabilidade, não é responsabilidade exclusiva de disciplinas específicas, mas deve ser promovido de […]

A intencionalidade no ato de ensinar refere-se à consciência e ao propósito deliberado do educador em promover aprendizagens significativas.

Considere o excerto de texto a seguir: “A intencionalidade no ato de ensinar refere-se à consciência e ao propósito deliberado do educador em promover aprendizagens significativas. Envolve a escolha de estratégias pedagógicas que considerem as necessidades dos alunos, o contexto sociocultural e os objetivos educacionais, visando ao desenvolvimento integral dos estudantes.” Fonte: SILVA, Maria Aparecida […]

No contexto escolar, frequentemente abordamos questões sobre os conflitos que surgem, buscando entender suas causas

No contexto escolar, frequentemente abordamos questões sobre os conflitos que surgem, buscando entender suas causas, uma vez que as interações sociais são moldadas tanto dentro quanto fora da escola. Fonte: adaptado de: MOURA, K. L. de. Competência Socioemocionais. Maringá: Unicesumar, 2020. Para compreender os motivos que levam aos conflitos na escola, é necessário considerar que: […]

A educação voltada para atender às necessidades do século XXI expressa a diversificação na formação do trabalhador, conduzindo-o à liberdade

“A educação voltada para atender às necessidades do século XXI expressa a diversificação na formação do trabalhador, conduzindo-o à liberdade de mudanças de profissão, tendo em vista que o progresso do conhecimento científico e tecnológico tem gerado, cada vez mais, oportunidades de ampliação de emprego, sendo necessário que um trabalhador tenha competências importantes para as […]

A Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 Competências Gerais, indicando como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio.

A Base Nacional Comum Curricular apresenta 10 Competências Gerais, indicando como elas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio. As Competências Gerais integram o capítulo introdutório da BNCC e foram definidas a partir dos direitos éticos estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para […]

No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying.

No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying. O termo bully pode ser traduzido como valentão, brigão ou tirano. Fonte: Elaborado pelo professor, 2023. A respeito do assunto, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O termo bullying compreende o conjunto […]

A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor

A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado […]

Uma professora de Educação Infantil selecionou a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser trabalhada em sala de aula

Uma professora de Educação Infantil selecionou a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser trabalhada em sala de aula com sua turma: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. […]

A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor

A interação entre professores e alunos em torno do conhecimento, que constitui a dinâmica de sala de aula, decorre da forma como o professor vê os processos de ensino e de aprendizagem. A compreensão de que alunos não são pessoas a serem moldadas pelo professor – mas selecionam, assimilam e processam as informações, conferindo-lhes significado […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.