A zona de desenvolvimento real diz respeito ao conjunto de competências e conhecimentos que o indivíduo já domina e aplica de maneira autônoma, sem necessitar de mediação externa. Esse conceito representa as aquisições já consolidadas no processo de aprendizagem, evidenciando aquilo que foi assimilado e pode ser reproduzido independentemente. De acordo com Rego (2014, p. […]
Arquivos de Categoria: Sem categoria
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFERENTES LINGUAGENS – 52_2025 Para realizar essa atividade, você deverá, primeiramente, realizar uma pesquisa e um breve resumo sobre leitura crítica e o combate à desinformação. Em seguida, você deverá criar um material digital em formato de guia interativo, para apresentar tais informações para os alunos, com o objetivo de fazê-los […]
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFERENTES LINGUAGENS – 52_2025 Para realizar essa atividade, você deverá, primeiramente, realizar uma pesquisa e um breve resumo sobre leitura crítica e o combate à desinformação. Em seguida, você deverá criar um material digital em formato de guia interativo, para apresentar tais informações para os alunos, com o objetivo de fazê-los […]
De acordo com Parlebas (2013, p. 14), “os jogos são, de qualquer modo, o espelho da sociedade que lhes coloca em cena”, isso seria razão suficiente para despertar interesse de professores/investigadores, em relação aos comportamentos que os jogos encorajam, bem como à lógica interna que eles ilustram, que correspondem às esperas, desejos e normas de […]
Os jogos apresentam uma ampla diversidade de características e potencialidades que podem contribuir para o desenvolvimento social. De acordo com Loro (2018), classificar os diferentes tipos de jogos é uma tarefa complexa, dada a variedade de atividades existentes. Nesse sentido, a escolha do jogo a ser proposto deve considerar as necessidades e as particularidades de […]
PORTFÓLIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFERENTES LINGUAGENS – 52_2025 Para realizar essa atividade, você deverá, primeiramente, realizar uma pesquisa e um breve resumo sobre leitura crítica e o combate à desinformação. Em seguida, você deverá criar um material digital em formato de guia interativo, para apresentar tais informações para os alunos, com o objetivo de fazê-los […]
A prática de exercícios físicos deve ser capaz de reduzir a predisposição à instalação de uma série de doenças associadas à falta de movimentação e, caso essa doença já esteja instalada, o exercício deve ser capaz de, juntamente com outras medidas, frear a evolução e servir como uma medida auxiliar ao tratamento. O diabetes tipo […]
O coração atua como uma bomba que impulsiona sangue por todo o organismo, mantendo altas pressões nas artérias. Para que o coração funcione em perfeitas condições ele passa por diferentes momentos em um ciclo chamado ciclo cardíaco. O ciclo cardíaco refere-se ao padrão repetitivo de contração e relaxamento. ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do […]
O pleno funcionamento do organismo depende de constante suprimento de oxigênio. O oxigênio é transportado na circulação sanguínea de duas maneiras: difundido no plasma ou ligado à hemoglobina. Cerca de 2% de todo oxigênio circulante encontra-se livre no plasma, enquanto 98% está ligado a hemoglobina. ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá–PR: Unicesumar, 2018. […]
O sistema cardiovascular tem a função de integrar o corpo humano como uma unidade e proporcionar aos músculos ativos um fornecimento, distribuição e transporte contínuo de quantidades adequadas de nutrientes e principalmente de oxigênio (O2), a fim de manter um nível satisfatório de transferência de energia. De forma simplificada, esse sistema atua como uma unidade […]