Desde que foi criado o basquetebol prioriza o passe como fundamento essencial ao jogo. A intenção do passe é alcançar as melhores condições possíveis de transição da defesa ao ataque, assim como o arremesso à cesta. Há diversos tipos de passes na modalidade. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, […]
Arquivos de Categoria: Sem categoria
O conhecimento do profissional de Educação Física a respeito dos mecanismos e processos pelos quais as pessoas aprendem possibilita um planejamento mais adequado do trabalho, a fim de alcançar êxito. O professor que compreende os processos da aprendizagem motora poderá guiar o seu aluno, de forma mais assertiva, neste encaminhamento. BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento […]
As teorias do circuito aberto x fechado buscam explicar como os sistemas nervoso central e periférico iniciam e controlam uma ação. Esses sistemas possuem três pontos em comum: o centro de controle, os comandos de movimentos e os executores do movimento. O centro de controle é responsável por enviar comandos de movimento para os executores […]
O sistema nervoso é responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos. É devido à presença desse sistema que somos capazes de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e no interior do nosso corpo. O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e […]
Nos estudos relacionados a aprendizagem motora observa-se que a prática é um elemento essencial para o estabelecimento da aprendizagem de determinado movimento. Contudo, a quantidade e qualidade dessas práticas precisam, necessariamente serem controladas e planejadas para que o aprendiz atinja seu objetivo com excelência. Desta forma, alguns princípios da aprendizagem motora devem ser considerados, como […]
Praticar uma habilidade motora é fundamental para que a aprendizagem desta ocorra. Além da pratica física, a prática mental também pode contribuir com a aprendizagem. Os diferentes tipos de práticas podem ser classificados de acordo com: a fragmentação da prática, o espaçamento ou distribuição da prática e a variabilidade da prática. SCHMITZ, Gisele Minerato.; BERRIA, […]
O controle motor pode ser definido como a habilidade de regular ou de direcionar os mecanismos fundamentais que tornam possível o movimento. O controle motor envolve, especificamente, a atuação do sistema nervoso central cuja função é organizar os músculos e articulações diferentes, individualmente, para que movimentos funcionais e coordenados possam acontecer. SCHMITZ, Gisele Minerato.; BERRIA, […]
O cerebelo deve ser bem conhecido pelos profissionais de Educação Física devido aos seus aspectos funcionais. A função do cerebelo está relacionada à coordenação e ao monitoramento do movimento complexo, por meio de conexões que seguem do cerebelo até o córtex motor, o tronco encefálico e a medula espinal. BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento e […]
Dentro da área do desenvolvimento motor, é possível observar dois grandes conceitos que se complementam e têm como resultado final o desenvolvimento de uma habilidade motora: a aprendizagem e o desempenho motor, ou performance. Desta forma, a execução de uma habilidade motora determinará o desempenho do aprendiz na habilidade e, quando aprimorado, levará a aprendizagem […]
O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e a medula espinhal, enquanto o periférico são os neurônios, os quais são as células nervosas, localizados fora do sistema nervoso central. SCHMITZ, G. M.; BERRIA, J. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá: UniCesumar, 2022. Considerando as divisões do […]