Arquivos de Categoria: Sem categoria

Os monócitos circulantes em nosso sangue são capazes de se diferenciar e originar macrófagos, que, por sua vez, apresentam

ATIVIDADE 2 – IMUNOLOGIA – 52_2025 QUESTÃO 5 Os monócitos circulantes em nosso sangue são capazes de se diferenciar e originar macrófagos, que, por sua vez, apresentam receptores para opsoninas do sistema complemento e induzem a fagocitose do microrganismo em questão. Com base nas características dos macrófagos, analise as afirmativas a seguir e assinale a […]

O sistema imunológico é formado por dois tipos de respostas imunológicas, a inata, ou inespecífica, a qual nascemos

ATIVIDADE 2 – IMUNOLOGIA – 52_2025 QUESTÃO 4 O sistema imunológico é formado por dois tipos de respostas imunológicas, a inata, ou inespecífica, a qual nascemos com ela, e a resposta imune adaptativa, específica, que desenvolvemos durante toda a nossa vida. Os dois tipos de respostas são dotados de diferentes linhagens de células que trabalham […]

Os receptores do tipo-Toll (Toll-like), abreviados pela sigla TLR, são glicoproteínas alocadas na membrana plasmáticas

ATIVIDADE 2 – IMUNOLOGIA – 52_2025 QUESTÃO 3 Os receptores do tipo-Toll (Toll-like), abreviados pela sigla TLR, são glicoproteínas alocadas na membrana plasmáticas das células da RII e encontradas nas vesículas endossomais das células fagocitárias. Os TLRs assim como outros tipos de receptores de reconhecimento de padrões (RRPs) são responsáveis pelo reconhecimento de PAMPs,DAMPs e […]

Os mamíferos apresentam um órgão linfóide encapsulado em forma de feijão ou com morfologia oval. A principal função

ATIVIDADE 2 – IMUNOLOGIA – 52_2025 QUESTÃO 2 Os mamíferos apresentam um órgão linfóide encapsulado em forma de feijão ou com morfologia oval. A principal função deles está relacionada à captura dos antígenos circulantes na linfa, ou seja, realizam a drenagem dos líquidos, eliminando células e partículas. Tais órgãos realizam uma espécie de “inspeção”, verificando […]

Os mamíferos apresentam estruturas conhecidas como as “amígdalas” do intestino delgado, sua função é capturar, destruir

ATIVIDADE 2 – IMUNOLOGIA – 52_2025 QUESTÃO 1 Os mamíferos apresentam estruturas conhecidas como as “amígdalas” do intestino delgado, sua função é capturar, destruir e remover qualquer antígeno presente no trato gastrointestinal e correspondem ao tecido linfoide associado ao intestino. Tais estruturas estão agrupadas na forma de folículos linfoides bem organizados, localizados na lâmina própria […]

Um aspecto importante a ser considerado quando se trata de educação alimentar e nutricional é o espaço de aconselhamento

ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 10 Um aspecto importante a ser considerado quando se trata de educação alimentar e nutricional é o espaço de aconselhamento dietético que deverá ser um ambiente confortável, claro, organizado e limpo, com compreensão e apoio, pois a pessoa se sente acolhida e se torna mais […]

A disciplina de educação alimentar e nutricional tem como proposta ser uma abertura para o caminho de formar o nutricionista

ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 9 A disciplina de educação alimentar e nutricional tem como proposta ser uma abertura para o caminho de formar o nutricionista como educador. Sabemos que a persuasão das publicidades pode influenciar desde crianças até adultos, em especial quando se trata de alimentos ultraprocessados. Entende-se que […]

Na sua prática profissional, você vai perceber que a educação alimentar e nutricional no âmbito escolar tem papel fundamental

ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 8 Na sua prática profissional, você vai perceber que a educação alimentar e nutricional no âmbito escolar tem papel fundamental para programas da educação, com estímulos ao consumo de alimentos e bebidas mais saudáveis, mas quando você atuar com educação alimentar e nutricional na atenção […]

A comunicação em saúde pode ser definida como o estudo e uso de estratégias de comunicação para informar e influenciar

ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 6 A comunicação em saúde pode ser definida como o estudo e uso de estratégias de comunicação para informar e influenciar as decisões individuais que melhoram a saúde. Pode assumir muitas formas, sendo a comunicação verbal que recorre as palavras, podendo ser escrita ou oral. […]

A Lei Federal nº 8.234/1991, que regulamenta a profissão de nutricionista, destaca que são atividades privativas

ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 7 A Lei Federal nº 8.234/1991, que regulamenta a profissão de nutricionista, destaca que são atividades privativas dos nutricionistas a importância do exercício da intervenção de educação alimentar e nutricional, sendo declarado, no inciso VII da Lei, “prestar assistência e educação alimentar e nutricional as […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.