ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 5 Os Restaurantes Populares têm por objetivo ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis, à população de baixa renda, vulnerabilizados socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional; e também promover a alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos […]
Arquivos de Categoria: Sem categoria
ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 4 Desde a década de 1970, por meio da Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma legislação que prevê melhorias das condições nutricionais dos trabalhadores, para promover sua saúde e diminuir o número de […]
ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 3 O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma legislação vigente que prevê melhorias das condições nutricionais dos trabalhadores, de forma a promover sua saúde e diminuir o número de casos de doenças relacionadas à alimentação e nutrição. Sobre esse programa analise as alternativas, […]
ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 2 O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante que todos os alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas têm o direito à alimentação escolar, sendo direito dos alunos e […]
ATIVIDADE 3 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 1 Preparar adolescentes para uma vida saudável e equilibrada pode ser um desafio, suas necessidades nutricionais mudam e o conhecimento sobre o que constitui uma alimentação saudável torna-se mais complexo à medida que se tornam mais ativos e independentes. O aconselhamento com adolescentes pode auxiliá-los […]
ATIVIDADE 2 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 10 O modelo transteórico é um instrumento de apoio para a mudança comportamental do indivíduo, ele explica os estágios de mudança de comportamento que uma pessoa passa com foco na intencionalidade da mudança. Em cada estágio de mudança, existem estratégias de intervenção específicas que são […]
ATIVIDADE 2 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 9 A comunicação em saúde deve ser baseada em uma troca bidirecional de informações, a mensagem deve ser entendível para ambos, duradoura ao longo do tempo, fundamentada na evidência e personalizada, deve ser, de preferência, curta e simples e criar sentimentos de compreensão e empatia […]
ATIVIDADE 2 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 8 Em 2019, um movimento global foi publicado pela comissão EAT-Lancet, sobre “alimento, planeta, saúde”, chamada de Dieta Planetária, a qual divulgava a “alimentação no antropoceno”, uma proposta de alimentação mais saudável e sistemas alimentares sustentáveis. Essa comissão propõe um novo período geológico, caracterizado pela […]
ATIVIDADE 2 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 7 Em alguns momentos o comportamento alimentar tem sido indicado como algo muito difícil de ser modificado, por isso, o acompanhamento nutricional e a educação alimentar e nutricional podem fracassar. Para aumentar a adesão, é fundamental abordar fatores determinantes que buscam à mudança desse comportamento. […]
ATIVIDADE 2 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 52_2025 QUESTÃO 6 As tendências pedagógicas incentivam os educadores a melhorar continuamente sua prática, além disso, o método de ensino se refere a ideias, valores e evidências sobre ensino e aprendizagem, colocando o educando no centro do planejamento. As principais tendências pedagógicas são a educação comportamentalista, a […]