O Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei nº 13.005, de 24 de junho de 2014 (Brasil, 2014), o PNE (2014-2024), e que se estenderá, portanto, até o ano de 2024, estabeleceu metas que para serem atingidas exigirão substancial elevação do volume de recursos financeiros aplicados na educação brasileira. O PNE (2014-2024) contém um total […]
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Analise a charge abaixo: Fonte: Google Imagens (2022). A respeito dos direitos sobre educação presentes na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1 – Sobre o Plano Nacional de Educação, uma das conduções e direcionamentos visam que seja estabelecida uma meta que seja direciona e aplicada para recursos em educação. Alternativa […]
O Ensino Fundamental com nove anos de duração, de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 06 anos de idade, tem duas fases sequentes com características próprias, chamadas de anos iniciais, com cinco anos de duração, em regra para estudantes de 06 a 10 anos de idade; e anos finais, com quatro anos de […]
As políticas públicas são o campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, “colocar o governo em ação” e analisar essa ação (variável independente) e, quando necessário, propor mudanças no rumo ou curso dessas ações. Aém disso visa entender por que ou como as ações tomaram certo rumo em lugar de outro (variável dependente). Em […]
O Saeb foi criado em meados dos anos 90, implantado e consolidado no campo das políticas educacionais, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira e para a universalização do acesso à escola, a fim de oferecer subsídios concretos para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais voltadas à Educação […]
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021. Considerando o quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir: I. Ao realizar uma corrida em uma intensidade de 6 MET, um indivíduo que possui uma aptidão física de 8 MET ao realiza-la está praticando uma atividade […]
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021. Observando a imagem acima vemos o mapa brasileiro com a prevalência de casos de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em todos as capitais dos estados brasileiros. Considerando o impacto de doença crônica não-transmissível (DCNT) avalie as afirmativas […]
Quando pensamos em um atleta de elite, quatro fatores são importantes para a alta performance: genética, treinamento, alimentação equilibrada e uso de recursos ergogênicos. Nos dias de hoje, cada vez mais atletas amadores buscam aprimoramento, sucesso e competitividade na performance esportiva. Desta forma, há maior necessidade de individualização do treino, da dieta e na escolha […]
O organismo humano precisa ser atendido em todas as suas necessidades fisiológicas de forma equilibrada, isso quer dizer que a dieta alimentar deve conter todos os nutrientes nas quantidades recomendadas. Um bom estado nutricional depende desse equilíbrio. A estabilidade do peso e da composição corporal, requer que a ingestão e o gasto energético estejam balanceados. […]
Os nutrientes são compostos de macro e micronutrientes. Os micronutrientes são compostos por substancias orgânicas (vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis) e inorgânicas (minerais). Vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do corpo, em pequenas quantidades. Os micronutrientes são fundamentais a nível do metabolismo e da fisiologia humana, especificamente na manutenção da homeostasia e funcionamento […]