Arquivos de Categoria: Atividades

Com base no modelo de desenvolvimento da carreira esportiva de Wylleman e Lavallee

  Com base no modelo de desenvolvimento da carreira esportiva de Wylleman e Lavallee (2004) e nos conceitos de transições normativas e não normativas, explique as principais características de cada fase da carreira de um atleta (Iniciação, Desenvolvimento, Excelência e Aposentadoria). Analise como os fatores psicológicos, psicossociais e educacionais interagem e influenciam a progressão do […]

O desenvolvimento da carreira esportiva é um processo complexo que se estende por muitos anos

ATIVIDADE 1 – BEDU – PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO – 52_2025   O desenvolvimento da carreira esportiva é um processo complexo que se estende por muitos anos, influenciado por múltiplos fatores. Teorias como a de Wylleman e Lavallee (2004) propõem um modelo baseado em fases distintas: Iniciação, Desenvolvimento, Excelência e Aposentadoria. Cada fase […]

Com base no livro didático da disciplina, disserte, com suas próprias palavras, sobre a concepção de Johan Huizinga

    Com base no livro didático da disciplina, disserte, com suas próprias palavras, sobre a concepção de Johan Huizinga sobre o jogo em sua obra Homo Ludens, e como ele justifica sua importância na formação da cultura humana. Pontue, também em sua resposta, como Roger Caillois caracteriza o jogo.  

Johan Huizinga foi um historiador e filósofo cultural holandês, amplamente reconhecido por sua obra Homo Ludens

ATIVIDADE 1 – EDU – JOGOS E BRINCADEIRAS NA ESCOLA – 52_2025   Johan Huizinga foi um historiador e filósofo cultural holandês, amplamente reconhecido por sua obra Homo Ludens, na qual propõe que o jogo é um elemento essencial e fundante da cultura humana. Sua abordagem inovadora influenciou diversas áreas do conhecimento, como a educação, […]

Considerando o enunciado acima, retirado da apresentação do dossiê temático “Corpo e História:

  Considerando o enunciado acima, retirado da apresentação do dossiê temático “Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo”, realize a leitura na íntegra desse texto e escolha dois artigos pontuados ao longo da apresentação. Após escolher, você deve citar o nome de cada artigo e explicar com suas próprias palavras a temática […]

“Um número significativo de autores na área vem mobilizando noções, conceitos e ideias que tocam essas questões

  “Um número significativo de autores na área vem mobilizando noções, conceitos e ideias que tocam essas questões, de forma que é possível perceber, nos diversos fóruns acadêmicos e científicos, um crescente número de pesquisas, que resultam em publicações, dissertações e teses, sobre a história da educação do corpo, ou sobre os modos como os […]

No Brasil, a noção de educação do corpo vem sendo trabalhada de forma sistemática e polissêmica no campo

ATIVIDADE 1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2025 No Brasil, a noção de educação do corpo vem sendo trabalhada de forma sistemática e polissêmica no campo da Educação ao longo dos últimos anos, especialmente em pesquisas de corte historiográfico. No campo da Educação Física, em específico, esse debate amplia. “Um número significativo de autores […]

2. De acordo com os autores, as pesquisas realizadas no contexto da gestão esportiva deveriam se preocupar com duas áreas principais, quais são essas duas áreas?

De acordo com os autores, as pesquisas realizadas no contexto da gestão esportiva deveriam se preocupar com duas áreas principais, quais são essas duas áreas? Em complemento, cite também quais são as subáreas de pesquisa para a gestão do esporte.  

1. Conforme discutido pelos autores, no artigo, qual é a diferença entre “organizações esportivas” e “organizações não esportivas”? Cite exemplos.

  ATENÇÃO: Para realizar essa atividade será necessário realizar a leitura do artigo mencionado acima. Desta forma, acesse o “Material da disciplina” e faça o download do arquivo deste artigo. Conforme discutido pelos autores, no artigo, qual é a diferença entre “organizações esportivas” e “organizações não esportivas”? Cite exemplos. De acordo com os autores, as […]

O excerto acima nos conduz a refletir sobre os conhecimentos da gestão aplicados em nossa área.

  O excerto acima nos conduz a refletir sobre os conhecimentos da gestão aplicados em nossa área. Ele foi adaptado das discussões realizada por Rocha e Bastos, em seu artigo intitulado “Gestão do esporte: definindo a área”. Nesse sentido, considerando esse artigo, responda as questões que se seguem. ATENÇÃO: Para realizar essa atividade será necessário […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.