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Outro elemento, é que temos uma fragilidade política de vistos e de imigração. As universidades não têm clareza quanto às políticas de acolhimento para os estudantes

Outro elemento, é que temos uma fragilidade política de vistos e de imigração. As universidades não têm clareza quanto às políticas de acolhimento para os estudantes

Outro elemento, é que temos uma fragilidade política de vistos e de imigração. As universidades não têm clareza quanto às políticas de acolhimento para os estudantes internacionais e para os imigrantes, para os refugiados. Ainda não sabemos como lidar muito bem com isso. É uma fragilidade que nós temos que observar e nos prepararmos melhor, […]

De acordo com Clemente e Morosini (2021), para desenvolver competências interculturais (CI), é essencial cultivar certas atitudes e comportamentos. No ambiente universitário, esse

De acordo com Clemente e Morosini (2021), para desenvolver competências interculturais (CI), é essencial cultivar certas atitudes e comportamentos. No ambiente universitário, esse

De acordo com Clemente e Morosini (2021), para desenvolver competências interculturais (CI), é essencial cultivar certas atitudes e comportamentos. No ambiente universitário, esse desenvolvimento requer práticas voltadas à empatia, respeito e capacidade de adaptação, especialmente diante da diversidade cultural presente no espaço acadêmico. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais […]

O Brasil, enquanto país de destaque na América Latina, está inserido em uma agenda global que exige cada vez mais uma formação acadêmica conectada à internacionalização.

O Brasil, enquanto país de destaque na América Latina, está inserido em uma agenda global que exige cada vez mais uma formação acadêmica conectada à internacionalização.

O Brasil, enquanto país de destaque na América Latina, está inserido em uma agenda global que exige cada vez mais uma formação acadêmica conectada à internacionalização. Embora esse processo ainda seja recente no contexto nacional, as instituições de ensino superior precisam adequar seus currículos e estratégias para preparar os estudantes do século XXI diante de […]

Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o

Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o

Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o fato de que essa expressão não é conceitualmente consensual, uma vez que a própria noção de cidadania carrega múltiplas perspectivas e interpretações. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre […]

De acordo com o Clemente e Morasini (2021), o reconhecimento do espaço multicultural implica a superação de posturas que negam ou ignoram a diversidade. O desenvolvimento

De acordo com o Clemente e Morasini (2021), o reconhecimento do espaço multicultural implica a superação de posturas que negam ou ignoram a diversidade. O desenvolvimento

De acordo com o Clemente e Morasini (2021), o reconhecimento do espaço multicultural implica a superação de posturas que negam ou ignoram a diversidade. O desenvolvimento da competência intercultural requer ações que estejam em sintonia com os valores de empatia e respeito, evitando comportamentos que minem o diálogo entre culturas. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; […]

Os professores ficaram totalmente a parte do processo de internacionalização. Os estudantes viajam, os pesquisadores viajam, mas o professor que atua na sala de aula ficou

Os professores ficaram totalmente a parte do processo de internacionalização. Os estudantes viajam, os pesquisadores viajam, mas o professor que atua na sala de aula ficou

Os professores ficaram totalmente a parte do processo de internacionalização. Os estudantes viajam, os pesquisadores viajam, mas o professor que atua na sala de aula ficou esquecido. Fonte: STALLIVIERI, L. Entrevista: Luciane Stallivieri fala sobre a internacionalização na Educação Superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 11, p. 1-15, 2025. DOI: 10.20396/riesup.v11i00.8675092. Acesso em: […]

Ao abordar a temática das competências interculturais na educação superior brasileira, Clemente e Morosini (2021) destacam que essa discussão ainda é incipiente, apesar da

Ao abordar a temática das competências interculturais na educação superior brasileira, Clemente e Morosini (2021) destacam que essa discussão ainda é incipiente, apesar da

Ao abordar a temática das competências interculturais na educação superior brasileira, Clemente e Morosini (2021) destacam que essa discussão ainda é incipiente, apesar da crescente importância diante do cenário de diversidade cultural nas instituições de ensino. O texto argumenta que a formação acadêmica deve estar orientada para a construção de competências capazes de preparar o […]

São cinco os elementos que podem ser considerados no processo de desenvolvimento das competências interculturais: atitudes, conhecimento, habilidades, resultados internos e

São cinco os elementos que podem ser considerados no processo de desenvolvimento das competências interculturais: atitudes, conhecimento, habilidades, resultados internos e

São cinco os elementos que podem ser considerados no processo de desenvolvimento das competências interculturais: atitudes, conhecimento, habilidades, resultados internos e resultados externos. Esses elementos orientam tanto a construção curricular quanto a trajetória formativa dos indivíduos. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os […]

A educação internacional exige da instituição intencionalidade em sua prática pedagógica e administrativa. Não se trata apenas de conhecer a cultura do outro, mas de promover um

A educação internacional exige da instituição intencionalidade em sua prática pedagógica e administrativa. Não se trata apenas de conhecer a cultura do outro, mas de promover um

A educação internacional exige da instituição intencionalidade em sua prática pedagógica e administrativa. Não se trata apenas de conhecer a cultura do outro, mas de promover um ambiente formativo que desenvolva habilidades de convivência, empatia e respeito à diversidade. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino […]

“ O novo teste rápido PCR multiplex para o diagnóstico de meningite em cerca de 1h passa a fazer parte do rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com cobertura obrigatória pelos planos de saúde privados.

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ATIVIDADE 1 – BIO – ENGENHARIA GENÉTICA – 52_2025 “ O novo teste rápido PCR multiplex para o diagnóstico de meningite em cerca de 1h passa a fazer parte do rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com cobertura obrigatória pelos planos de saúde privados. O teste PCR […]

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