Arquivos de Categoria: Atividades

De acordo com Marcondes (1994) o desenvolvimento da criança consiste na aquisição progressiva de habilidades

ATIVIDADE 2 – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2025 QUESTÃO 8 De acordo com Marcondes (1994) o desenvolvimento da criança consiste na aquisição progressiva de habilidades motoras e psicocognitivas. Diferentemente do crescimento que implica divisão celular, aumento de células e ganho de massa corpórea, desenvolver é adquirir maturação funcional, capacidade para executar diferentes […]

A fonoaudiologia, conforme o regulamento do CFFa no artigo 1º da Lei n.º 6.965 de 9 de dezembro de 1981, tem como um de seus

ATIVIDADE 2 – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2025 QUESTÃO 7 A fonoaudiologia, conforme o regulamento do CFFa no artigo 1º da Lei n.º 6.965 de 9 de dezembro de 1981, tem como um de seus objetos o desenvolvimento de trabalho de prevenção, participação da equipe de diagnóstico e realização de terapia fonoaudiológica […]

Ao fazermos um retrospecto, percorrendo o itinerário da Psicomotricidade no Brasil, podemos constatar que já temos uma história

ATIVIDADE 2 – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2025 QUESTÃO 6 Ao fazermos um retrospecto, percorrendo o itinerário da Psicomotricidade no Brasil, podemos constatar que já temos uma história que nos pertence, e da qual nos orgulhamos, passando por muitas lutas, gerando mudanças e transformações, ampliando os nossos horizontes e conquistando o nosso […]

A Psicomotricidade Relacional reconhece o corpo como expressão emocional e social. Emoções e pensamentos se manifestam

ATIVIDADE 2 – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2025 QUESTÃO 5 A Psicomotricidade Relacional reconhece o corpo como expressão emocional e social. Emoções e pensamentos se manifestam através do corpo, influenciando o movimento e as expressões. Na infância, o desenvolvimento psicomotor está ligado ao emocional e cognitivo, sendo importante para a compreensão e […]

A dispraxia passa despercebida pela maioria dos pediatras e dos professores, porque é como se nós designássemos

ATIVIDADE 2 – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2025 QUESTÃO 4 “A dispraxia passa despercebida pela maioria dos pediatras e dos professores, porque é como se nós designássemos que a criança é desatenta, desastrada, e que ela não consegue desempenhar algumas atividades”, afirma Janaina Pimenta, médica residente em Pediatria no Hospital de Clínicas […]

Desenvolvida pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres, a integração sensorial de Ayres foi baseada em mais de 40

ATIVIDADE 2 – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2025 QUESTÃO 3 Desenvolvida pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres, a integração sensorial de Ayres foi baseada em mais de 40 anos de estudos de neurociência, biologia, educação, psicologia e é claro, T.O. Essa teoria é usada para explicar a relação entre o cérebro, o […]

A psicomotricidade está associada ao processo de evolução do corpo. O movimento do corpo é a principal característica

ATIVIDADE 2 – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2025 QUESTÃO 2 A psicomotricidade está associada ao processo de evolução do corpo. O movimento do corpo é a principal característica que diferencia a psicomotricidade de outras disciplinas escolares, é através do movimento que o individuo irá expressar seus sentimentos, realizar gestos, buscando construir a […]

A Psicomotricidade busca conhecer o corpo nas suas relações, transformando-o num instrumento de ação. Este corpo

ATIVIDADE 2 – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2025 QUESTÃO 1 A Psicomotricidade busca conhecer o corpo nas suas relações, transformando-o num instrumento de ação. Este corpo, pensado como objeto, é marcado por uma mente que pensa. A evolução da psicomotricidade no homem se dá de forma natural. Ela auxilia e capacita melhor […]

A pandemia COVID-19 já afetou milhares de pessoas em todo o mundo e se tornou um grande problema de saúde pública

ATIVIDADE 3 – IMUNOLOGIA – 52_2025 QUESTÃO 10 A pandemia COVID-19 já afetou milhares de pessoas em todo o mundo e se tornou um grande problema de saúde pública. A gama de apresentações clínicas varia de sintomas clínicos assintomáticos e leves à síndrome respiratória aguda (SDRA) e morte. Estudos recentes indicam que a variação dos […]

Diariamente, o nosso organismo é atacado por diferentes tipos de microrganismos patogênicos. Neste cenário, o nosso sistema

ATIVIDADE 3 – IMUNOLOGIA – 52_2025 QUESTÃO 9 Diariamente, o nosso organismo é atacado por diferentes tipos de microrganismos patogênicos. Neste cenário, o nosso sistema imunológico dispõe de uma grande diversidade de células e componentes humorais, capazes de neutralizar e eliminar antígenos. Fonte: elaborado pelo Professor, 2022. Com base nas características relacionadas aos componentes humorais […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.