ATIVIDADE 2 – PROGRAMAÇÃO FRONT END – 52_2025 QUESTÃO 4 No desenvolvimento de aplicações web modernas, é comum a necessidade de persistir dados do usuário entre diferentes interações com uma página. Imagine estar jogando algo no celular ou preenchendo um cadastro, e acidentalmente fechar a página ou atualizar o navegador, perdendo todo o progresso feito. […]
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ATIVIDADE 2 – PROGRAMAÇÃO FRONT END – 52_2025 QUESTÃO 3 A linguagem JavaScript permite que páginas HTML possam ser dinamicamente alteradas durante visualização em navegadores, podendo conter códigos mais elaborados, capazes de trabalhar com elementos não suportados pelas linguagens HTML ou CSS, devido à existência de limitações para área de atuação. Fonte: TOKUMOTO, R. C. […]
ATIVIDADE 2 – PROGRAMAÇÃO FRONT END – 52_2025 QUESTÃO 2 Ao desenvolver sistemas web, é importante lembrar que a página não será acessada apenas visualmente por usuários comuns, mas também por pessoas que utilizam leitores de tela e por robôs de indexação de mecanismos de busca, como Google e Bing. Para melhorar a acessibilidade e […]
ATIVIDADE 2 – PROGRAMAÇÃO FRONT END – 52_2025 QUESTÃO 1 CSS é uma linguagem de estruturação de estilo para complementar a linguagem de criação de páginas em si, melhorando a velocidade de codificação e desenvolvimento de páginas, além de, cada vez mais, acrescentar recursos para evoluir visualmente a qualidade dos conteúdos desenvolvidos para web. Fonte: […]
ATIVIDADE 3 – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 52_2025 QUESTÃO 10 Um framework muito interessante que possibilita-nos desenvolver aplicações bem estruturadas e utilizando o conceito de responsabilidade única é o JSF (Java Server Faces). O JSF é baseado no padrão MVC (Model View Controller) para dividir as responsabilidades dos objetos da aplicação. Analise as afirmativas abaixo: I […]
ATIVIDADE 3 – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 52_2025 QUESTÃO 9 Um programa escrito em Java começa sempre a ser executado a partir do método main. Todo programa em Java começa de um método main, que chama outros métodos e cria objetos de outras classes. O método main possui uma assinatura padrão. Considerando as informações expostas, podemos […]
ATIVIDADE 3 – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 52_2025 QUESTÃO 8 Observando o trecho de código abaixo, podemos notar que, através do Jsp, foi inserido um scriptlet, criando uma variável chamada nome. Caso quiséssemos mostrar na tela o valor da variável nome dentro de um componente input, como mostrado na imagem acima, qual trecho de código deveria […]
ATIVIDADE 3 – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 52_2025 QUESTÃO 7 Ao utilizar o comando Pessoa pes = new Pessoa(); em Java, estamos instanciando um objeto com o construtor padrão, aquele que não recebe parâmetros. Quando isso acontece, os atributos do objeto recebem os valores padrão do Java: para String, o valor é null; para int, o […]
ATIVIDADE 3 – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 52_2025 QUESTÃO 6 O código a seguir faz parte de um arquivo chamado formulário.html Um servlet recebe a requisição deste formulário. Considere o seguinte trecho de código do Servlet: Assinale a alternativa correta que representa a captura da informação do campo mensagem. Alternativas Alternativa 1 – String msg = […]
ATIVIDADE 3 – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 52_2025 QUESTÃO 5 Muitos erros de compilação são gerados porque os programadores não possuem uma imagem clara de quanto tempo as variáveis estão disponíveis e quando elas podem ser acessadas. O conceito escopo de variável descreve a vida de uma variável, ou seja, refere-se à acessibilidade de uma variável. […]