Arquivos de Categoria: Atividades

Observe o grafo abaixo. Considerando que todos os vértices, à esquerda do vértice 4, já foram visitados. Qual o caminho percorrido

ATIVIDADE 3 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 4 Observe o grafo abaixo. Considerando que todos os vértices, à esquerda do vértice 4, já foram visitados. Qual o caminho percorrido, ao se realizar a busca em profundidade (interna), começando do vértice 4 em direção ao vértice 8? Com base no exposto, assinale a alternativa […]

Existem bastante opções para um(a) programador implementar algoritmos em grafos. As opções dependem, na realidade

ATIVIDADE 3 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 3 Existem bastante opções para um(a) programador implementar algoritmos em grafos. As opções dependem, na realidade, muitas vezes, da forma com a qual um grafo é representado enquanto estruturas de dados. Sabendo disso, observe a ilustração a seguir: Com base em seus conhecimentos sobre representação computacional […]

Filas são amplamente empregadas como estruturas de dados, embora sua dinâmica apresente complexidades adicionais

ATIVIDADE 3 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 2 Filas são amplamente empregadas como estruturas de dados, embora sua dinâmica apresente complexidades adicionais em comparação com pilhas. O princípio fundamental subjacente a todas as filas é o FIFO (First In, First Out), que, traduzido, significa que o primeiro elemento a ser inserido na fila […]

A busca em largura de baseia no conceito de fila, no qual para cada nó que está no início da fila, é preciso visitar

ATIVIDADE 3 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 1 A busca em largura de baseia no conceito de fila, no qual para cada nó que está no início da fila, é preciso visitar todos os seus adjacentes, antes de verificar os adjacentes de um novo nó, de maneira recorrente. Observe o algoritmo BFS(), abaixo: […]

Dentro da lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados, um dos recursos mais importantes para o desenvolvimento

ATIVIDADE 2 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 10 Dentro da lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados, um dos recursos mais importantes para o desenvolvimento de aplicações flexíveis, é o conceito de structs. Esse tipo de recurso é utilizado, inclusive, em linguagens orientadas a objetos e, por isso, devem ser dominadas por […]

Pilhas estáticas são estruturas de dados que podem ser implementadas por meio de vetores estáticos. Tais vetores

ATIVIDADE 2 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 9 Pilhas estáticas são estruturas de dados que podem ser implementadas por meio de vetores estáticos. Tais vetores geralmente são alocados de maneira contígua em memória, ou seja, seus elementos ficam dispostos um em seguida do outro, em memória. Além disso, o encapsulamento dos elementos conceituais […]

É possível fazer alocação dinâmica na memória por meio da função MALLOC. A função malloc(), acrônimo para Memory

ATIVIDADE 2 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 8 É possível fazer alocação dinâmica na memória por meio da função MALLOC. A função malloc(), acrônimo para Memory Allocation, é uma função da biblioteca stdlib.h que recebe como argumento números inteiros positivos (size_t), que irão representar o número de bytes que desejamos alocar. Essa função […]

Os ponteiros são elementos fundamentais na linguagem C, conferindo-lhe uma notável flexibilidade e poder. Eles funcionam

ATIVIDADE 2 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 7 Os ponteiros são elementos fundamentais na linguagem C, conferindo-lhe uma notável flexibilidade e poder. Eles funcionam como variáveis especiais que armazenam endereços de memória de outras variáveis, permitindo acessá-las diretamente. Quando dizemos que um ponteiro “aponta” para uma variável, significa que ele detém o endereço […]

Um dos temas que diferenciam a linguagem C das demais linguagens é a possibilidade de podermos manipular a memória

ATIVIDADE 2 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 6 Um dos temas que diferenciam a linguagem C das demais linguagens é a possibilidade de podermos manipular a memória de um dispositivo computacional através dos ponteiros. Ponteiros são um recurso muito útil, especialmente no que tange um maior controle sobre os endereços de memória nos […]

No trecho de código a seguir, foi iniciado o desenvolvimento de uma fila estática que é implementada com auxílio

ATIVIDADE 2 – ESTRUTURAS DE DADOS – 52_2025 QUESTÃO 5 No trecho de código a seguir, foi iniciado o desenvolvimento de uma fila estática que é implementada com auxílio de uma struct contendo um campo “dados” (vetor), um campo “ini” que deverá armazenar o índice do primeiro elemento da fila e um campo “fim” que […]

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