As situações táticas que ocorrem durante o processo de ensino e aprendizagem do basquetebol são, em geral, similares às de outros esportes de invasão. Durante a unidade III, aprendemos que as ações táticas do desta modalidade podem ser em grupo ou individuais. KRAVCHYCHYN, Cláudio; COSTA, Luciane Cristina Arantes da. Esportes Coletivos: Basquetebol e Handebol. Maringá:UniCesumar, 2016. […]
Arquivos de Categoria: Atividades
As habilidades técnicas dos esportes de invasão estão relacionados às características do jogo formal. Nos esportes coletivos, as situações que ocorrem durante o jogo se modificam a cada ataque, fazendo com que as habilidades técnicas estejam sujeitas a variações (COSTA; KRAVCHYCHYN, 2018). COSTA; KRAVCHYCHYN. Esportes Coletivos Basquete e Handebol. Maringá: Unicesumar, 2018 De acordo com o exposto […]
Os fundamentos do basquetebol são subdivididos em domínio de corpo, manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebotes. Todos eles são importantes nas partidas e devem ser trabalhados nos treinos, desde os iniciantes até os avançados. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, 2019. Observe a seguinte definição, de um […]
O basquetebol apresenta como fundamentos o domínio de corpo, manejo de bola, passes, arremessos e rebotes. O domínio de corpo em específico se caracteriza como a capacidade de realizar os movimentos, controlando o corpo no tempo e espaço que acontecem na dinâmica do jogo. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: […]
Desde que foi criado o basquetebol prioriza o passe como fundamento essencial ao jogo. A intenção do passe é alcançar as melhores condições possíveis de transição da defesa ao ataque, assim como o arremesso à cesta. Há diversos tipos de passes na modalidade. COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: Unicesumar, […]
O conhecimento do profissional de Educação Física a respeito dos mecanismos e processos pelos quais as pessoas aprendem possibilita um planejamento mais adequado do trabalho, a fim de alcançar êxito. O professor que compreende os processos da aprendizagem motora poderá guiar o seu aluno, de forma mais assertiva, neste encaminhamento. BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento […]
As teorias do circuito aberto x fechado buscam explicar como os sistemas nervoso central e periférico iniciam e controlam uma ação. Esses sistemas possuem três pontos em comum: o centro de controle, os comandos de movimentos e os executores do movimento. O centro de controle é responsável por enviar comandos de movimento para os executores […]
O sistema nervoso é responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos. É devido à presença desse sistema que somos capazes de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e no interior do nosso corpo. O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e […]
Nos estudos relacionados a aprendizagem motora observa-se que a prática é um elemento essencial para o estabelecimento da aprendizagem de determinado movimento. Contudo, a quantidade e qualidade dessas práticas precisam, necessariamente serem controladas e planejadas para que o aprendiz atinja seu objetivo com excelência. Desta forma, alguns princípios da aprendizagem motora devem ser considerados, como […]
Praticar uma habilidade motora é fundamental para que a aprendizagem desta ocorra. Além da pratica física, a prática mental também pode contribuir com a aprendizagem. Os diferentes tipos de práticas podem ser classificados de acordo com: a fragmentação da prática, o espaçamento ou distribuição da prática e a variabilidade da prática. SCHMITZ, Gisele Minerato.; BERRIA, […]