Arquivos de Categoria: Atividades

A teoria histórico-cultural surge num contexto de revolução social, sendo influenciada pelos preceitosmarxistas, de tal modo que o desenvolvimento passa a ser debatido com sendo mediado

A teoria histórico-cultural surge num contexto de revolução social, sendo influenciada pelos preceitos marxistas, de tal modo que o desenvolvimento passa a ser debatido com sendo mediado pela ação social. De tal sorte que, para Vygotsky, a formação da inteligência tem sua essência nas relações socioculturais do sujeito. Considerando os fundamentos da teoria citada e […]

Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera oambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não

Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera o ambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não são aspectos cognitivos e, sim, uma análise de fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Indivíduos de uma mesma espécie partilham do mesmo conjunto de contingências […]

Observe a imagem: Figura 1 – Menina estudando. Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/aluna-menina-estudando-aprendizagem-1571488/. Acesso em: 28 abr. 2025.

Observe a imagem: Figura 1 – Menina estudando. Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/aluna-menina-estudando-aprendizagem-1571488/. Acesso em: 28 abr. 2025. A psicanálise enquanto ciência não pode ser adaptada como metodologia de ensino no ambiente escolar, mas contribui de forma significativa ao propor a compreensão do desenvolvimento psíquico e evidenciar como os processos anímicos influenciam em todas as ações dos sujeitos. […]

De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12) a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança

a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudosão os processos de mudança De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12), . . . a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança . […]

Em março deste ano, estreou na Netflix a série Adolescência, causando frenesi nas redes sociais, mastambém mobilizando reflexões acerca da violência entre pares

Em março deste ano, estreou na Netflix a série Adolescência, causando frenesi nas redes sociais, mas também mobilizando reflexões acerca da violência entre pares. Neste contexto, Noronha (2025) publicou uma entrevista que fez com alguns debatedores da educação e saúde mental na CNN Brasil sob o título “Como a série ‘Adolescência’ influencia o debate sobre […]

Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação comoobjeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito

Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação como objeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito de instâncias psicológicas que compõem este sujeito: o psiquismo, a cognição, a “mente”, a consciência, a identidade, o self; mas também, as percepções, as interpretações, e […]

Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que oBehaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos naatualidade

Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que o Behaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos na atualidade (GARCIA, 2021, p. 46). Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá: Unicesumar, 2021. O behaviorismo radical, muitas vezes, é criticado de forma preconceituosa […]

Vygotsky (2007) explica que existe uma distância entre o nível de desenvolvimento real (determinado pelasolução de problemas de modo independente) e o nível de desenvolvimento potencial

Vygotsky (2007) explica que existe uma distância entre o nível de desenvolvimento real (determinado pela solução de problemas de modo independente) e o nível de desenvolvimento potencial (em que os problemas são solucionados com a orientação de outro mais capaz), a qual ele denominou Zona de Desenvolvimento Proximal. Enquanto isso, a abordagem behaviorista focava seus […]

A complexidade experenciada no desenvolvimento humano levou a psicologia a se classificar em subáreas,nas quais são elencados aspectos particulares que influenciam a vida humana

A complexidade experenciada no desenvolvimento humano levou a psicologia a se classificar em subáreas, nas quais são elencados aspectos particulares que influenciam a vida humana. Dessa forma, pesquisas são realizadas com a finalidade de estruturar um saber científico a ser utilizado como suporte teórico para a compreensão dos sujeitos em seu tempo histórico. Nesse contexto, […]

Skinner não se preocupava em especular sobre o que ocorria dentro do organismo. Seu programa nãoapresentava suposições a respeito das entidades internas, fossem as variáveis intervenientes

“Skinner não se preocupava em especular sobre o que ocorria dentro do organismo. Seu programa não apresentava suposições a respeito das entidades internas, fossem as variáveis intervenientes, os impulsos ou os processos fisiológicos. O que acontecia na relação entre estímulo e resposta não era o tipo de dado objetivo com o qual o behaviorista skinneriano […]

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.