A teoria histórico-cultural surge num contexto de revolução social, sendo influenciada pelos preceitos marxistas, de tal modo que o desenvolvimento passa a ser debatido com sendo mediado pela ação social. De tal sorte que, para Vygotsky, a formação da inteligência tem sua essência nas relações socioculturais do sujeito. Considerando os fundamentos da teoria citada e […]
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Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera o ambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não são aspectos cognitivos e, sim, uma análise de fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Indivíduos de uma mesma espécie partilham do mesmo conjunto de contingências […]
Observe a imagem: Figura 1 – Menina estudando. Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/aluna-menina-estudando-aprendizagem-1571488/. Acesso em: 28 abr. 2025. A psicanálise enquanto ciência não pode ser adaptada como metodologia de ensino no ambiente escolar, mas contribui de forma significativa ao propor a compreensão do desenvolvimento psíquico e evidenciar como os processos anímicos influenciam em todas as ações dos sujeitos. […]
a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudosão os processos de mudança De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12), . . . a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança . […]
Em março deste ano, estreou na Netflix a série Adolescência, causando frenesi nas redes sociais, mas também mobilizando reflexões acerca da violência entre pares. Neste contexto, Noronha (2025) publicou uma entrevista que fez com alguns debatedores da educação e saúde mental na CNN Brasil sob o título “Como a série ‘Adolescência’ influencia o debate sobre […]
Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação como objeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito de instâncias psicológicas que compõem este sujeito: o psiquismo, a cognição, a “mente”, a consciência, a identidade, o self; mas também, as percepções, as interpretações, e […]
Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que o Behaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos na atualidade (GARCIA, 2021, p. 46). Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá: Unicesumar, 2021. O behaviorismo radical, muitas vezes, é criticado de forma preconceituosa […]
Vygotsky (2007) explica que existe uma distância entre o nível de desenvolvimento real (determinado pela solução de problemas de modo independente) e o nível de desenvolvimento potencial (em que os problemas são solucionados com a orientação de outro mais capaz), a qual ele denominou Zona de Desenvolvimento Proximal. Enquanto isso, a abordagem behaviorista focava seus […]
A complexidade experenciada no desenvolvimento humano levou a psicologia a se classificar em subáreas, nas quais são elencados aspectos particulares que influenciam a vida humana. Dessa forma, pesquisas são realizadas com a finalidade de estruturar um saber científico a ser utilizado como suporte teórico para a compreensão dos sujeitos em seu tempo histórico. Nesse contexto, […]
“Skinner não se preocupava em especular sobre o que ocorria dentro do organismo. Seu programa não apresentava suposições a respeito das entidades internas, fossem as variáveis intervenientes, os impulsos ou os processos fisiológicos. O que acontecia na relação entre estímulo e resposta não era o tipo de dado objetivo com o qual o behaviorista skinneriano […]