A mobilidade estudantil é uma dimensão visível da internacionalização, mas não é suficiente para promover uma formação acadêmica globalizada. A integração da internacionalização nas práticas pedagógicas e na gestão institucional é o que caracteriza um processo verdadeiramente abrangente. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. […]
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É por meio da socialização que a dimensão intercultural é aprimorada. As informações a respeito do local de destino, cultura, costumes, religião e modo de vida devem ser sistematizadas e disponibilizadas ao estudante. Além disso, os gestores de internacionalização devem se preocupar em disponibilizar informações relacionadas a valores e princípios comportamentais em ambientes multiculturais para […]
Há diferentes definições para competência intercultural, como destacam Clemente e Morosini (2021). Uma das definições, proposta pela UNESCO (2009), destaca que a competência intercultural vai além da comunicação eficaz, exigindo também a reconfiguração de pontos de vista e concepções do mundo em contextos diversos. Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências […]
A dimensão acadêmica é a parte que envolve a gestão de relações internacionais, tanto da IES de origem como a de destino, e a gestão de ensino dos cursos. A análise de compatibilidade dos cursos, disciplinas, matrizes curriculares e a possível validação dos créditos é o ponto-chave da mobilidade acadêmica internacional. Para o aluno, é […]
Leia o excerto a seguir: A internacionalização do ensino, pesquisa e extensão é ferramenta importante para o desenvolvimento regional, uma vez que instrumentaliza e prepara os profissionais para exercerem um papel atuante na sociedade. As Instituições de Ensino Superior (IES) devem articular intencionalmente ações que as conduzam ao desenvolvimento de políticas e estratégias para tornar […]
Segundo Mato (2018 aput Clemente; Morosini, 2021), desenvolver competências interculturais na educação superior não significa apenas inserir diferentes culturas no espaço acadêmico, mas sim transformar esse espaço a partir da superação de estruturas monoculturais. Essa abordagem propõe uma mudança de paradigma em relação à forma como as instituições compreendem e lidam com a diversidade. Fonte: […]
Leia o excerto a seguir: O contexto atual revela a necessidade de um profissional que consiga responder às demandas de sua localidade, do seu território, mas que, ao mesmo tempo, busque estar com os olhos abertos e atentos às questões globais, compreendendo os efeitos que os eventos externos geram em sua realidade. A educação é […]
Instituir a internacionalização de forma estruturada em uma instituição de ensino demanda conhecimento, assertividade na busca de profissionais qualificados para atuarem no setor, proficiência de idiomas e expertise em relações internacionais e transculturais, além de uma aspiração institucional em prover as estruturas necessárias. Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação […]
Clemente e Morosini (2021) discutem dois paradigmas distintos sobre a definição de competências: o modelo de input, mais comum no Brasil e de inspiração norte-americana, e o modelo de output, predominante na Europa. Esses modelos influenciam diretamente a forma como se compreende o desenvolvimento de competências interculturais na educação superior, especialmente em tempos de crescente […]
Outro elemento, é que temos uma fragilidade política de vistos e de imigração. As universidades não têm clareza quanto às políticas de acolhimento para os estudantes internacionais e para os imigrantes, para os refugiados. Ainda não sabemos como lidar muito bem com isso. É uma fragilidade que nós temos que observar e nos prepararmos melhor, […]