Slide 2:
Capa (título: “Museus: Laboratórios Vivos para a Educação de Jovens” e uma imagem ilustrativa de sua escolha que represente jovens em um museu).
Slides 3, 4 e 5:
Conceitualizando o Museu Educador: Apresentar a visão do museu como espaço de educação não formal e seu papel no processo de construção do conhecimento para jovens, com base nos conceitos de Pedagogia Museológica e Educação Patrimonial.
Utilizar uma imagem em um dos slides que ilustre a interação entre jovens e o ambiente museológico.
Slides 6, 7, 8 e 9:
Exemplos Práticos de Intervenção Pedagógica: Apresentar dois exemplos concretos (podem ser situações fictícias, mas realistas) de como um pedagogo poderia desenvolver atividades em um museu com jovens, evidenciando a relação entre a teoria e a prática.
- Exemplo 1: Uma oficina que utilize objetos históricos do acervo para estimular o debate sobre questões sociais contemporâneas (ex: desigualdade, migração), fomentando o pensamento crítico e a conexão com a cidadania.
- Exemplo 2: Um projeto em que jovens sejam desafiados a criar uma “exposição interativa” sobre a história local do seu bairro, a partir de elementos do cotidiano, utilizando o museu como suporte para pesquisa e curadoria, promovendo a valorização do patrimônio cultural e a autoria juvenil.
Utilizar uma imagem para cada exemplo que ilustre a atividade proposta.
Slides 10, 11 e 12:
Impacto na Formação Integral: Discutir a importância dos museus na formação integral de jovens, com ênfase em como contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania ativa e da valorização cultural, complementando o ensino formal. Mencione a relevância de uma “rede de interação” entre museus e escolas.
Utilizar uma imagem em um dos slides que simbolize o desenvolvimento integral do jovem.
Slides 13 e 14:
Considerações Finais: Realizar uma breve retomada dos aspectos principais da apresentação, reforçando o potencial transformador dos museus na educação de jovens e o papel estratégico do pedagogo nessa articulação.
Slide 15:
Referências: Listar todos os materiais utilizados (incluindo os dois documentos fornecidos para a atividade) e as fontes das imagens.
Para finalizar, realizar a entrega da ATIVIDADE no ambiente studeo e uma cópia em uma ESCOLA FUNDAMENTAL SERIES FINAIS OU ENSINO MÉDIO.
Atenção:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman).
* Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, NÃO SERÁ POSSÍVEL reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto se certifique de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.