Slide 3 – Contextualização social e temática
Explique a relevância social, cultural ou identitária da campanha.
Apresente brevemente o tema abordado (ex.: diversidade, consumo, padrão de beleza, meio ambiente etc.).
Pergunta norteadora: Por que essa campanha importa na sociedade atual?
Slide 4 – Análise linguística: léxico e estilo
Destaque palavras-chave, construções de frases, uso de figuras de linguagem.
Analise os recursos estilísticos e sua função persuasiva.
Exemplo: metáforas, hipérboles, trocadilhos, conotação etc.
Slide 5 – Efeitos de sentido e ambiguidade
Identifique possíveis efeitos de sentido provocados pela linguagem.
Há ambiguidade? Ironia? Apelos emocionais?
Como o texto pode ser interpretado de formas diferentes?
Slide 6 – Linguagem e ideologia
Quais ideologias estão por trás da campanha? (ex.: consumismo, feminismo, inclusão etc.)
A linguagem reforça ou questiona estereótipos sociais?
Existe alguma naturalização de valores ou crenças?
Slide 7 – Leituras possíveis e público-alvo
Quem é o público-alvo da campanha? (faixa etária, classe social, grupo cultural)
Em que espaços ela circula? (redes sociais, revistas, televisão etc.)
Essa campanha dialoga com o público de maneira crítica ou apenas o convence?
Slide 8 – Atividades práticas para os alunos
Proponha uma ou duas atividades reflexivas para aplicar em sala.
Exemplo: roda de conversa, análise de outra campanha, produção de texto crítico ou reinterpretação criativa.
As atividades devem estimular o olhar crítico e a participação.
Slide 9 – Discussão orientada: perguntas reflexivas
Sugira 3 a 5 perguntas para discussão em grupo ou debate.
Exemplo:
“O que essa campanha tenta nos fazer sentir?”
“Ela representa ou distorce a realidade?”
“Quais valores ela transmite?”
Slide 10 – Conclusão e importância da leitura crítica
Retome o objetivo da aula e destaque a importância da análise crítica da linguagem.
Encerre reforçando o papel do aluno como leitor ativo e consciente.
Frase final sugestiva: “Todo texto carrega intenções — ler é também descobrir o que está por trás das palavras.”
IMPORTANTE: As orientações e exemplos apresentados aqui são sugestões para te inspirar. A construção da sua aula deve refletir sua criatividade, visão crítica e domínio dos conteúdos. Lembre-se de que uma boa aula tem início, meio e fim bem definidos, com proposta coerente e viável para o Ensino Médio. Seja objetivo, claro e, acima de tudo, criativo — o olhar do professor faz toda a diferença na formação de leitores conscientes.
- Todos os itens solicitados deverão ser inseridos no arquivo Formulário MAPA padrão, disponível no ambiente da disciplina, na pasta ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Ao anexar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo está correto, e só então clique em FINALIZAR.
– Na utilização de citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências e informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.