QUESTÃO 6
“Solfejo é um exercício de leitura de partitura idealizado especificamente para ser cantado enquanto é lido. A capacidade de entoar adequadamente a melodia da partitura deve indicar, sub-repticiamente, não só a habilidade de entoar as alturas musicais como canto, mas também a capacidade de compreender mentalmente as estruturas musicais presentes na melodia escrita, e formar uma “imagem sonora” do que está escrito. É claro, esta “imagem sonora” deve ser construída gradativamente através da contínua prática, internalização mental e consciência de estruturas musicais específicas, para além da memorização abstrata de alturas musicais. Ou seja, o cerne da estrutura melódica, em música, está nas relações entre as notas musicais, mais do que na memorização do som de cada nota ou elemento musical (intervalos melódicos, grupos rítmicos, etc.)”.
MELLO, M. Apostila de leitura e percepção musical. 2015, p.8. Disponível em: https://marcelomelloweb.net/mmpercepcao_apostila.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.


Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para identificar a métrica de uma música, temos que ficar atentos a alguns elementos que são pensados e organizados a favor da divisão. O primeiro deles é o ritmo dos instrumentos de acompanhamento, em especial a percussão, a bateria, por exemplo.

PORQUE


II. Falar sobre o número de tempos dos compassos se relaciona diretamente com a métrica da composição musical, pois, é um termo que diz respeito às divisões rítmicas da construção musical, incluindo, em um primeiro nível, os tempos dos compassos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.