TEMA: Avaliação da presença de microrganismos em diferentes tipos de solo e sua relação com a fertilidade
INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE
Os microrganismos desempenham papel essencial nos ecossistemas, principalmente no solo, onde participam da decomposição da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e promoção da fertilidade. Solos ricos em matéria orgânica tendem a apresentar maior diversidade microbiana, enquanto solos pobres oferecem condições limitadas para o crescimento desses organismos.
Este experimento permitirá observar, de forma prática, como diferentes tipos de solo influenciam a atividade microbiana, destacando a importância da matéria orgânica para a saúde do solo e para a agricultura sustentável.
A hipótese do trabalho então será avaliar se existe ou não relação entre o tipo de solo e a quantidade de microrganismos presentes nos mesmos.
OBJETIVO
Investigar a atividade microbiana em diferentes tipos de solo, relacionando-a com a presença de matéria orgânica e discutindo seu papel na fertilidade do solo.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 3 tipos de solo:
-Solo A: areia lavada
-Solo B: terra comum de jardim
-Solo C: terra vegetal ou húmus de minhoca
- 6 potes plásticos ou copos descartáveis com tampa (potes de sorvete, copos de requeijão ou garrafas PET cortadas)
- Papel toalha ou guardanapo
- Água filtrada ou fervida (resfriada)
- Colher (para coleta de solo)
- Filme plástico (plástico de cozinha) ou saco plástico transparente
- Etiquetas e caneta para identificação
- Cotonete ou colher pequena
- Câmera de celular
PASSO A PASSO PARA MONTAGEM DO EXPERIMENTO
1.Corte pedaços de papel toalha e coloque no fundo de cada pote.
2.Umedeça levemente com água filtrada (não encharcar).
3.Prepare dois potes para cada tipo de solo (duplicata):
-2 potes com Solo A (areia lavada)
-2 potes com Solo B (terra comum)
-2 potes com Solo C (terra vegetal ou húmus)
4.Espalhe uma fina camada de solo sobre o papel umedecido.
5.Feche os potes com tampa ou filme plástico bem preso e identifique com etiqueta.
6.Coloque em local arejado, sem luz solar direta, e mantenha a umidade (pingue algumas gotas de água quando necessário).
7.Observe durante 7 dias, registrando fotografias nos dias 0, 3 e 7.
COLETA DE DADOS
- Registro das observações em tabela:
Data | Solo | Crescimento microbiano (Sim/Não) | Cor | Tipo (fungos/bactérias) | Observações |
00/00 | A | Não | – | – | Papel limpo |
03/00 | C | Sim | Branco/cinza | Fungos | Filamentos visíveis |
-Fotos:
Dia 0: montagem inicial
Dia 3: observação intermediária
Dia 7: observação final
ESTRUTURA OBRIGATÓRIA DO RELATÓRIO FINAL
- INTRODUÇÃO
-Importância dos microrganismos para a fertilidade do solo
-Relação com a matéria orgânica
-Objetivo do experimento
-Hipótese sobre qual solo apresentará maior crescimento microbiano
- MATERIAIS E MÉTODOS
-Lista completa dos materiais caseiros utilizados
-Descrição detalhada do passo a passo do experimento
-Condições de observação (local, período, frequência das análises)
- RESULTADOS
-Tabela com as observações (crescimento, tipo de microrganismo, cor, observações)
-Fotos dos dias 0, 3 e 7 para cada tratamento (total de 9 fotos)
- DISCUSSÃO
-Comparar os resultados entre os três solos
-Explicar por que houve maior crescimento em determinado solo
-Relacionar com presença de nutrientes, matéria orgânica, retenção de água e condições para a microbiota
-Conectar com práticas agrícolas: importância de conservar a matéria orgânica
- CONCLUSÃO
-Confirmar ou não a hipótese inicial
-Destacar a relação entre matéria orgânica e crescimento microbiano
-Ressaltar a importância da microbiota para a fertilidade do solo e sustentabilidade agrícola
- REFERÊNCIAS
-Pelo menos 3 fontes (incluindo o livro da disciplina)
-Seguir normas ABNT
INFORMAÇÕES GERAIS:
A resposta desta atividade deverá ser realizada diretamente no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA, o qual está em arquivo WORD, disponível dentro da página da disciplina, no ícone de MATERIAL DA DISCIPLINA. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo denominado “FORMULÁRIO PADRÃO MAPA – Microbiologia”, salve em seu computador e comece respondendo diretamente nele.
Acesse o VÍDEO EXPLICATIVO sobre a realização da atividade Mapa, que está disponível em FÓRUM – vídeos explicativos, assista com atenção para compreender esse processo de desenvolvimento de sua resposta.
Faça a leitura dos conteúdos do livro didático da disciplina e uma pesquisa na internet, você encontrará a base do conteúdo requerido no contexto de sua atividade.
Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte, portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.
ATENÇÃO:
Esta atividade deve ser realizada individualmente.
A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
É permitido anexar apenas um (1) arquivo.
A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.
Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do mapa, em seu studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e também no calendário da disciplina.
***Após anexar seu arquivo, clique em responder e certifique-se de ter escolhido realmente o arquivo correto, abrindo sua atividade antes de clicar em finalizar.
***Após clicar em finalizar, o arquivo anexado não poderá ser alterado ou substituído, nem mesmo aceito por outro tipo de ferramenta.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
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