A internet pode ser nociva à medida que traz uma gama de informações sobre um tema em poucos minutos de busca. Embora isso pareça ser positivo, é justamente o excesso de informações numa visão simplificada que pode reduzir o grau de interesse no aprofundamento de um assunto. Antes da internet se pesquisava em livros e sabia-se da necessidade do silêncio para a concentração e melhor aproveitamento do estudo, entretanto, o universo virtual trouxe a ideia de que é possível concentrar-se em várias tarefas ao mesmo tempo, realizar assim o conjunto delas num tempo reduzido. Isso trouxe uma maior abrangência quanto ao conhecimento do número de temas, mas uma significativa perda na profundidade com que se conhece um assunto. Outro lado nocivo da internet é do universo criado por aqueles que, por carência afetiva ou excesso de timidez, deixam-se levar por sites que oferecem uma sensação efêmera de prazer por sentirem-se agora inseridos num contexto de personagens caricaturais, tal como o faz o universo dos otakus, adolescentes japoneses que vivem mergulhados num mundo fantástico de desenhos, fantasmas, videogame e internet. Ironicamente, a superexposição proporcionada pela internet facilitou para investigações policiais identificar alguns grupos de criminosos que querem também a fama da internet. Assim, a internet não é apenas vilã do conceito maniqueísta que a julga, mas transita entre ser nociva ou positiva.
Fonte: SOUZA, G. M. Gêneros Textuais nos contextos dos vestibulares Paranaenses: uma abordagem teórica e prática. 2. ed. SARANDI: Editora Almeida, 2021. v. 400. 126p.
Texto 2
Em entrevista à Folha de S. Paulo, candidato prejudicado pelo sistema de cotas raciais relatou sua experiência de perde a vaga de uma das mais concorridas universidades do país.
José da Silva prestou vestibular para o curso de medicina da USP e quando o edital dos aprovados foi liberado, indignou-se, já que um candidato com uma nota muito inferior à sua foi aprovado, ao concorrer pelo sistema de cotas raciais. Perplexo, José não se conformou com a situação e resolveu abrir um processo administrativo contra a universidade, alegando que o conceito de raça é obsoleto e controverso ao ser imposto pelo próprio indivíduo. Inicialmente, o recurso rendeu-lhe uma liminar que autorizou sua participação no curso, porém, após meses de disputas judiciais, essa foi caçada e o candidato viu-se obrigado a abandonar a sala de aula, enquanto o cotista efetivou sua permanência no curso.
SOUZA, G. M. Gêneros Textuais nos contextos dos vestibulares Paranaenses: uma abordagem teórica e prática. 2. ed. SARANDI: Editora Almeida, 2021. v. 400. 126p.
Texto 3
Tema: Texto “o insuportável Harry Potter”. Resumo da UFPR.
O texto “O insuportável Harry Potter” publicado no site UOL cinema foi escrito por um jornalista francês Thomas Pietrois-Chabassier para a revista Inrockuptibles (no qual o último filme do Harry Potter é visto como um insucesso) e traduzido pelo jornalista Inácio Araújo. Este diz que o motivo da tradução seria os fãs do aprendiz conhecerem seu insucesso. Na carta à revista, o francês critica o personagem de J. K. Rowling, chamando-o de inodoro, incolor e sem gosto, já que possui o intelecto banal e qualidades de idiota (bravura e suscitibilidade), apenas o universo em que se encontra é extraordinário. Além disso, o autor atribuía excepcionalidade ao personagem ao vencer Voldemort quando o bebê a sua mãe. Com isso, Pietrois-Chabassier classifica a obra como materialista, fazendo do aprendiz um garoto sabido que respeita as regras, é bom em esportes e zela pela memória de sua mãe. Diz ainda que suas aventuras aparecem ao acaso só para torná-lo um herói. Assim, a conclusão do francês do motivo que as pessoas nunca gostarão do rapaz, é de que J. K. Rowling criou o personagem como seu sonho de filho.
Fonte: SOUZA, G. M. Gêneros Textuais nos contextos dos vestibulares Paranaenses: uma abordagem teórica e prática. 2. ed. SARANDI: Editora Almeida, 2021. v. 400. 126p.
Considerando os seus conhecimentos teóricos sobre as tipologias textuais e sobre os gêneros textuais, identifique as características dos textos lidos:
I. O texto 1 é um texto dissertativo argumentativo, considerando-se que o texto é constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão.
II. O texto 1 é uma resposta argumentativa, considerando cujo foco é responder uma pergunta marcada no início do texto.
III. O texto 2 é um relato, tendo em vista que sua preocupação é contar um fato que se desenvolveu com um candidato cotista.
IV. O texto 3 é um resumo ao ser redigido a partir de um texto fonte.
É correto apenas o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
