QUESTÃO 4

Texto 1: Todo diagnóstico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender, do aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.

Fonte: WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica – uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004. p. 27.

Texto 2: No primeiro contato com a criança, busca-se realizar uma observação abrangente de seu desenvolvimento e de seu processo de aprendizagem, atentando-se para os vínculos afetivos estabelecidos, ou não, com o objeto de aprendizagem e com as pessoas envolvidas. Analisa-se, ainda, o nível de independência emocional e cognitiva, as preferências e aversões em relação a atividades, bem como as reações cognitivo-afetivas manifestadas em situações de aprendizagem.

Fonte: VISCA, J. L. Clínica Psicopedagógica: Epistemologia Convergente. 2. ed. Buenos Aires. Edição do autor, 1994.

Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A utilização da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) permite ao psicopedagogo identificar como o sujeito pensa, sente e age diante das situações de aprendizagem., permitindo a compreensão das estratégias utilizadas, as dificuldades apresentadas e o vínculo com o aprender.

PORQUE

II. Este tipo de entrevista, no contexto psicopedagógico, configura-se como um instrumento fundamental para a coleta sistemática de informações referentes ao histórico do sujeito no âmbito familiar — contemplando aspectos do passado, do presente e projeções para o futuro —, às primeiras experiências de aprendizagem, ao desenvolvimento global, às condições de saúde, bem como a dados relativos à família nuclear e extensa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.