Quadro I
Fonte: SAVIANI, D. Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.
Texto II
Para Paulo Freire (1921-1997), o processo histórico expressa no indivíduo suas insatisfações sociais em luta por transformações. Na sua abordagem, a Educação promove um humano crítico, capaz de realizar a leitura do mundo ao mesmo tempo em que faria a leitura da palavra. A situação é problematizada, desnaturalizada em relações dialógicas.
Fonte: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
A partir das concepções de Educação no processo histórico do Brasil nas pedagogias tradicionais, tecnicistas e críticas do quadro I e do Texto II, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O “empoderamento”, conceito desenvolvido por Paulo Freire na área da Educação, a partir do termo empowerment, na língua inglesa, refere-se a promover por si mesmo as transformações para o desenvolvimento individual e coletivo de qualquer ordem.
PORQUE
II. Na pedagogia tradicional, a escola é transmissora de conhecimentos, organizadas na forma de classes com um professor que expõe as lições e os saberes que os alunos seguem atentamente recebendo-os e memorizando-os na “educação bancária”. Depois, são aplicados os exercícios.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

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