QUESTÃO 7
Todo exame pericial depende da identificação e análise de vestígios. Os vestígios podem ser definidos como toda marca, sinal, objeto ou fato que seja observado em um local no qual é cometido um crime.

 

Fonte: RINCÃO, V. P. Perícia Forense. Indaial: Arqué, 2023.

 

Como um local de crime pode conter diversos tipos vestígios, cada um com uma característica própria, foi necessário determinar formas de classificá-los. Com base nos diferentes tipos de vestígios e suas características, analise a situação a seguir.

Relato: uma equipe da polícia científica foi requisitada para atender um local de homicídio. Ao chegar ao local, a equipe constatou que se tratava de uma residência onde somente a vítima morava. Ao examinar o ambiente interno do imóvel, os peritos identificam a presença de uma bituca de cigarro, logo considerada como um vestígio. Ao questionar um parente próximo da vítima, os peritos são informados que a vítima não fumava, o que pode indicar que a bituca de cigarro foi deixada pelo possível suspeito do crime e poderia conter seu material genético. Entretanto, ao finalizarem o exame, um investigador de polícia que se encontrava no local, informa que por descuido, deixou cair uma bituca de um cigarro que fumara no interior da residência.

Com base nas características e classificação dos vestígios e no relato anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A bituca de cigarro observada na cena de crime examinada não deve ser utilizada no exame pericial, pois, corresponde a um vestígio ilusório.

PORQUE

II. Vestígios ilusórios são os vestígios observados no local de crime com aparente relação com o fato examinado, porém, após exame detalhado e análise das circunstâncias, verifica-se que não estão ligados ao crime examinado.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.