Todos os agentes anti-hipertensivos produzem efeitos ao interferirem nos mecanismos normais deregulação da pressão arterial.
ATIVIDADE 2 – FAR – FARMACOLOGIA APLICADA – 52_2025
Questão 3
Todos os agentes anti-hipertensivos produzem efeitos ao interferirem nos mecanismos normais de regulação da pressão arterial. Uma classificação útil desses fármacos consiste em dividi-los de acordo com o principal local regulador ou mecanismo sobre o qual atuam.
KATZUNG, Bertram G.; TREVOR, Anthony J. Farmacologia básica e clínica. 2017.
Em relação ao tratamento da hipertensão arterial, analise as assertivas abaixo:
I. Os bloqueadores de receptores adrenérgicos não seletivos (propranolol) bloqueiam tanto os receptores adrenérgicos beta-1, encontrados, sobretudo, no miocárdio, quanto os beta-2, encontrados no musculo liso, nos vasos sanguíneos.
II. Os bloqueadores seletivos (atenolol, metoprolol, bisoprolol e nebivolol, que é o mais cardiosseletivo) bloqueiam preferencialmente os receptores beta-2 adrenérgicos cardíacos.
III. Os antagonistas seletivos dos receptores alfa-1 adrenérgicos pós-sinápticos, como a doxazosina e a prazosina, reduzem a pressão arterial quando utilizados em monoterapia ou em associação a outros agentes anti-hipertensivos.
IV. Os bloqueadores de receptores adrenérgicos alfa são usados clinicamente para o tratamento de doenças cardiovasculares, incluindo não apenas a HA, mas também nas arritmias.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.