QUESTÃO 10
Texto 1

Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração. Havia em todos eles um profundo temor, e os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas. Os que criam se reuniam num só lugar e compartilhavam tudo que possuíam. Vendiam propriedades e bens e repartiam o dinheiro com os necessitados, adoravam juntos no templo diariamente, reuniam-se nos lares para comer e partiam o pão com grande alegria e generosidade, sempre louvando a Deus e desfrutando a simpatia de todo o povo. E, a cada dia, o Senhor lhes acrescentava aqueles que iam sendo salvos. (Atos 2:42-47)

Texto 2

Em Atos 2,42-47 Lucas nos fornece um retrato da organização da vida da igreja cristã de Jerusalém. Era uma igreja estruturada – pois perseverante – e sua vida era equilibrada e integral na presença de Deus. Vejamos em que a Igreja missionária persevera: (1) no ensino dos apóstolos, v. 42, que é o fundamento do edifício que é a igreja (cf. Ef 2,20-22). Sem amplo e profundo conhecimento da palavra de Deus a Igreja não se torna missionária, mas se perde em suas preferências doutrinárias, litúrgicas, administrativas, emocionais etc.; (2) na comunhão, v. 42.44-45, que é a chave da vida cristã, pois fomos chamados por Deus e batizados pelo Espírito Santo para sermos um só corpo (I Co 12,12), no qual aprendemos a viver em amor, partilha de bens e fraternidade uns com os outros (cf. Cl 3,12ss etc.); e (3) no serviço litúrgico – partir do pão e nas orações v. 42; reunião comunitária no Templo e nas casas v. 46; e louvor a Deus, v. 47 – como já vimos hoje mesmo, é a vida litúrgica da Igreja instrumento essencial do Espírito para capacitar e motivar o povo de Deus à ação missionária.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. História e Teologia da Missão Integral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

A respeito desse retrato da Igreja em Jerusalém no primeiro século, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Não há menção do papel de lideranças ou administradores, visto que se pressupõe a existência de anciãos, diáconos e apóstolos, os evangelistas também não são mencionados no mesmo texto.

PORQUE

II – Eram fundamentados na Palavra do Senhor, viviam em comunhão e na adoração, consequentemente se tornaram uma igreja evangelística e missionária.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.